28.4 C
São Gonçalo do Amarante
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioGeralPesquisadores do RN desenvolvem moléculas promissoras no combate ao melanoma usando inteligência...

Pesquisadores do RN desenvolvem moléculas promissoras no combate ao melanoma usando inteligência artificial

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) desenvolveram novas moléculas que podem ajudar a combater o melanoma, tipo de câncer de pele mais agressivo e responsável por 75% das mortes relacionadas à doença, embora represente apenas 5% dos casos. O estudo foi publicado na Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences e destacou uma molécula chamada Q3, que apresentou resultados promissores contra o melanoma.

.

O coordenador da pesquisa, Edilson Alencar Filho, explicou que os cientistas utilizaram programas avançados de inteligência artificial (IA) capazes de identificar padrões e prever quais moléculas teriam maior potencial de eficácia. “Essa abordagem permitiu acelerar o estudo, que normalmente demandaria mais tempo e recursos financeiros, além de ajudar a compreender como essas moléculas podem agir no organismo para frear o câncer”, afirmou.

.

Segundo o estudo, as moléculas têm capacidade de se ligar à proteína Aurora Kinase A, envolvida no crescimento do tumor, bloqueando sua ação e impedindo a proliferação do melanoma. O grupo de pesquisa ALQUIMIA, responsável pelo trabalho, também investiga moléculas voltadas ao controle do mosquito Aedes aegypti, à proteção de abelhas e ao desenvolvimento de produtos agrícolas e medicamentos, ampliando o impacto das pesquisas em saúde e meio ambiente.

Veja ainda
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em alta