Entre os dias 19 e 21 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação de Natal aplicou a avaliação da Plataforma Farol de Aprendizagem nas 73 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal. Participaram do processo 30.452 estudantes dos Anos Iniciais e Finais, distribuídos em 1.145 turmas. A ferramenta tem o objetivo de verificar os níveis de aprendizagem em Matemática e Língua Portuguesa.
A secretária adjunta de Gestão Pedagógica da SME, Naire Jane Capistrano, explicou que a avaliação é uma estratégia para diagnosticar de forma ampla e objetiva o desempenho dos estudantes, subsidiando a formulação de políticas educacionais, a formação de professores e intervenções pedagógicas mais direcionadas. “A avaliação também promove equidade, ao indicar onde o investimento deve ser intensificado para garantir a todas as crianças e adolescentes o direito de aprender”, ressaltou.
Na Escola Municipal Santos Reis, a aplicação ocorreu no dia 19 de agosto, acompanhada pela assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental, Sâmara Ferreira de Souza e Silva. Segundo ela, a avaliação ajuda a identificar conteúdos que podem ser reprogramados para melhor atender os estudantes.
Alunos relataram suas experiências com a prova. Miguel Adson da Silva, de 12 anos, disse que enfrentou dificuldades nas questões de Matemática, mas conseguiu concluir o teste com atenção e concentração. Luís Miguel Carneiro de Sousa destacou que se saiu melhor em Português, graças ao hábito de leitura. Maria Clara Pereira da Costa enfatizou a importância da avaliação para o aprendizado e preparação para o futuro.
O diretor administrativo da Escola, Isaac Augusto Lopes da Mata, ressaltou a relevância da Plataforma Farol de Aprendizagem para aprimorar a qualidade do ensino na cidade. “Com os resultados, a SME poderá planejar ações mais efetivas, garantindo avanços no aprendizado de nossos estudantes”, afirmou.
O processo é coordenado pelo Departamento de Ensino Fundamental (DEF) da Secretaria Municipal de Educação, que acompanha toda a aplicação da avaliação nas unidades escolares.
Fonte: Prefeitura dd Natal



