O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta quinta-feira (21) que Israel está numa “fase de decisão” e indicou que aprovará um plano militar para assumir o controle da Cidade de Gaza, em uma grande escalada da guerra.
“Estamos na fase de decisão”, disse Netanyahu em discurso em vídeo. “Hoje vim à Divisão de Gaza para aprovar os planos que as Forças de Defesa de Israel apresentaram a mim e ao ministro da Defesa para assumir o controle da Cidade de Gaza e derrotar o Hamas.”
Netanyahu também disse que deu instruções para “iniciar negociações imediatas” para libertar os reféns que continuam em Gaza e “terminar a guerra em condições aceitáveis para Israel”.
Segundo uma fonte política de Israel, Netanyahu ficou “impressionado” com os planos dos militares para tomar a Cidade de Gaza.
“O primeiro-ministro ficou impressionado com os planos para a tomada da Cidade de Gaza que lhe foram apresentados – são bons”, disse a fonte, falando sob condição de anonimato, à CNN.
Na quarta-feira (20), o gabinete de Netanyahu disse que o primeiro-ministro instruiu os militares a encurtar o cronograma para a tomada da Cidade de Gaza, apesar do esgotamento das Forças de Defesa de Israel e da crescente crise humanitária entre os palestinos.
O Exército israelense disse nesta quinta-feira que ordenou que autoridades de saúde e grupos de ajuda no norte de Gaza deixem a área, enquanto se preparam para expulsar os palestinos antes de tomar o controle.
As autoridades na Cidade de Gaza pedem pressão internacional sobre Israel, alertando para a “ameaça de ocupação, destruição e deslocamento em massa”.
Fonte: Noticias do Mundo – CNN



