Democratas da Califórnia aprovaram três projetos de lei sobre redistritamento eleitoral nesta quinta-feira (21), um dia após os republicanos na Câmara do Texas aprovarem seus próprios novos mapas eleitorais.
Juntos, os três projetos apoiados pelo governador democrata Gavin Newsom vão submeter aos eleitores a proposta de substituir os mapas eleitorais atuais do estado por novos, com o objetivo de garantir cinco cadeiras extras na Câmara dos Deputados dos EUA para os democratas.
Os legisladores da Califórnia apresentaram sua proposta de redistritamento eleitoral como uma resposta ao Texas, onde parlamentares republicanos estão promovendo novos mapas eleitorais a pedido do ex-presidente Donald Trump. O Senado do Texas pode aprovar suas novas linhas distritais, que segundo os republicanos dariam ao partido mais cinco cadeiras na Câmara dos EUA, ainda na noite da quinta.
Enquanto os mapas do Texas entrarão em vigor assim que forem sancionados, os mapas propostos na Califórnia ainda poderão ser rejeitados pelos eleitores.
O pacote legislativo aprovado pelos legisladores da Califórnia prevê uma eleição especial em 4 de novembro, na qual os eleitores serão convidados a considerar uma emenda constitucional proposta para anular as linhas distritais traçadas pela comissão independente de redistritamento do estado. Os eleitores da Califórnia retiraram dos legisladores o poder de definir os mapas eleitorais em 2010.
Os republicanos da Califórnia reconhecem há tempos que sua melhor chance de barrar o esforço de redistritamento eleitoral é derrotando a proposta nas urnas. Uma coalizão de opositores à reconfiguração e líderes republicanos já começou a se formar para derrotar a iniciativa, conhecida como Proposta 50, em novembro. Democratas estaduais e nacionais também estão se preparando para defender a proposta.
Arrecadação milionária em apenas uma semana
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, arrecadou US$ 6,2 milhões em sete dias, um sinal inicial do entusiasmo dos democratas em relação à sua luta pela reconfiguração do mapa eleitoral do estado.
Um porta-voz da equipe política do governador disse à CNN que as contribuições vieram de mais de 200.000 doadores.
O dinheiro será usado para apoiar a campanha de Newsom a favor de uma medida eleitoral que pede aos eleitores da Califórnia que alterem a constituição estadual e implementem novos mapas eleitorais para o Congresso.
Fonte: Noticias do Mundo – CNN



