O chamado “Cartel de los Soles” está no centro das tensões entre Estados Unidos e Venezuela, após mobilização militar americana na costa venezuelana. A organização é apontada como responsável por uma suposta estatização do tráfico de drogas no país sul-americano.
Segundo acusações formais apresentadas pelo governo americano em 2020, o cartel teria iniciado suas operações em 1999, coincidindo com a chegada de Hugo Chávez ao poder. A organização teria estabelecido uma complexa rede envolvendo militares e se infiltrado em diversas esferas do poder, incluindo o legislativo.
Controvérsias sobre a existência do cartel
Uma criminóloga boliviana, consultada sobre o tema, apresenta questionamentos sobre a real natureza e extensão do “Cartel de los Soles”. Segundo ela, é possível que, em vez de uma organização única e centralizada, existam grupos criminosos mais fragmentados operando no país.
A Venezuela atualmente funciona principalmente como país de trânsito de drogas, não sendo um produtor significativo. De acordo com investigações, o cartel seria responsável por operacionalizar o transporte de drogas produzidas em países como México, estabelecendo rotas através da Venezuela e Honduras até os Estados Unidos.
Um dos aspectos mais preocupantes dessas operações é a mistura de cocaína com fentanil, substância que tem contribuído significativamente para a crise de opioides nos Estados Unidos.
Fonte: Noticias do Mundo – CNN



