A defesa de Jair Bolsonaro apresentou resposta ao Supremo Tribunal Federal negando todas as acusações sobre descumprimento de medidas cautelares, incluindo a alegação de que teria planejado solicitar asilo político na Argentina. Os advogados manifestaram otimismo quanto à estratégia adotada na resposta enviada à Corte. A análise é de Larissa Rodrigues no CNN Prime Time.
A argumentação central da defesa baseia-se em dois pontos principais. O primeiro é a proximidade do julgamento sobre uma tentativa de golpe de Estado, marcado para começar no próximo dia 2, reduzindo a probabilidade de pedidos de vista por parte dos ministros do Supremo.
A expectativa é de que o julgamento seja concluído ainda em setembro.
O segundo ponto enfatiza a ausência de uma “ação concreta” de tentativa de fuga. Segundo os advogados, embora Bolsonaro tenha recebido de alguns aliados um documento com pedido de asilo ao governo argentino, não houve formalização do pedido junto à Casa Rosada.
A defesa também contestou as alegações sobre o descumprimento de medidas cautelares. Em relação às mensagens trocadas com Braga Neto, os advogados argumentam que as comunicações ocorreram antes da imposição das medidas restritivas, que incluem a entrega dos passaportes, uso de tornozeleira eletrônica e, mais recentemente, prisão domiciliar.
O próximo passo do processo será o posicionamento da Procuradoria-Geral da República, previsto para o final da noite de segunda-feira (25). Após essa manifestação, é esperada uma nova decisão do ministro Alexandre de Moraes sobre o caso.
Fonte: CNN



