27.9 C
São Gonçalo do Amarante
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioAtualizaçõesReceita Federal apreende carga irregular de combustível em navios

Receita Federal apreende carga irregular de combustível em navios

A Receita Federal apreendeu nessa sexta-feira (19) uma carga irregular de combustível em dois navios no Rio de Janeiro, durante a Operação Cadeia de Carbono. O valor total dos produtos, que inclui hidrocarbonetos e óleo condensado de petróleo, é estimado em R$ 240 milhões.

Leia também:
COP-30 fortalece multilateralismo, afirma Marina Silva

A operação foi deflagrada simultaneamente em cinco estados — Alagoas, Paraíba, Amapá, Rio de Janeiro e São Paulo — e envolveu diligências fiscais em 11 estabelecimentos importadores. O objetivo é desarticular organizações criminosas que utilizam pequenas empresas como “laranjas” para ocultar os reais importadores e a origem dos recursos financeiros. Entre os crimes investigados estão lavagem de dinheiro, evasão de divisas e sonegação fiscal.

Combate à fraude e novas normas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou que o setor de combustíveis é altamente vulnerável a esse tipo de crime. “Você tem uma rede praticamente nacional que dá suporte à lavagem de dinheiro e ao crime organizado”, afirmou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Além disso, a Receita Federal publicou nesta sexta-feira uma instrução normativa que fecha brechas na regulamentação de importação. O novo procedimento disciplina o desembaraço antecipado, impedindo que mercadorias sejam liberadas em um porto e entregues em outro, sem fiscalização adequada. Essa medida fortalece a fiscalização e reduz a possibilidade de fraudes em operações de importação.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Fonte: Ponta Negra News

Veja ainda
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em alta