Natal recebe, a partir do dia 6 de novembro, a exposição interativa “Mundo Zira”, que une arte, literatura e tecnologia para celebrar a vida e obra de Ziraldo (1932-2024). Com curadoria de Adriana Lins e Daniela Thomas, sobrinha e filha do artista, respectivamente, a mostra ficará à disposição do público potiguar no Complexo Cultural Rampa, em Santos Reis. A entrada é gratuita, com retirada antecipada de ingressos pelo Sympla.
Criador de clássicos como “O Menino Maluquinho”, “A Turma do Pererê” e “Flicts”, Ziraldo deixou um legado de mais de 200 títulos literários, 25 mil desenhos em seu acervo e pelo menos 30 universos de propriedade intelectual. Em “Mundo Zira”, visitantes de todas as idades são convidados a viver uma experiência imersiva e interativa, tornando-se coautores das criações do multiartista.
LEIA TAMBÉM: Campeonato Potiguar de Futebol Feminino começa neste sábado com três jogos
“A obra dele, em sua essência, já sugere um compartilhamento com o mundo. Ele sempre tinha algo mais a falar depois que as histórias terminavam, ousando, provocando e fazendo com que as pessoas pensassem. Desta maneira, podemos dizer que a obra dele é, por si só, interativa, justamente por estabelecer esse diálogo com o público”, destaca Adriana Lins, diretora do Instituto Ziraldo e curadora artística de “Mundo Zira”.
A exposição já passou por Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, atraindo cerca de 400 mil pessoas. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados por meio da plataforma Sympla, ou ainda na bilheteria da Rampa, a partir do dia 6, conforme lotação da sala.
“É um oportunidade única para se conhecer a magnitude desse multiartista, cuja obra dialoga com pessoas de todas as idades trazendo a essência do nosso país com tanto talento e criatividade, e ainda contando com toda essa tecnologia que aproxima o público da obra de forma lúdica e interativa”, comemora a Secretária de Estado da Cultura, Mary Land Brito.
Por dentro do “Mundo Zira”
Em uma projeção inspirada no livro “Flicts (1969), o visitante tem uma experiência sinestésica e pode “reger” as cores que dançam nas páginas, ao som da música composta por Sérgio Ricardo em 1972. Considerado o primeiro livro infantil de Ziraldo, a obra narra a trajetória de uma cor que não encontra seu lugar no mundo e conquistou a crítica e o público, incluindo uma crônica de Carlos Drummond de Andrade.
Além disso, painéis sensíveis ao toque permitem que o público interaja com personagens de “O Menino Maluquinho” (1980), misturando cabeças, troncos e pernas para criar novas combinações. Já em “O Menino Quadradinho” (1989), os visitantes colam balões de fala nas páginas reproduzidas nas paredes, brincando com os elementos gráficos que marcam o universo de Ziraldo.
Outras atividades incluem interações sonoras, em que passos no chão ativam balões de ruídos típicos de histórias em quadrinhos, e pintura virtual, que permite colorir digitalmente ilustrações do artista. “A Turma do Pererê”, primeira história em quadrinhos genuinamente brasileira, aparece em projeções de esconde-esconde, e propõe uma celebração da diversidade cultural e da riqueza da fauna e flora brasileiras.
Idealizada e produzida pela Lumen Produções, a exposição “Mundo Zira” conta com patrocínio oficial da BB Asset, realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet, apoio do Instituto Ziraldo e parcerias locais do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA).
LEIA TAMBÉM: Homem não escapa do segundo atentado no interior do RN
Serviço:
Exposição “Mundo Zira”
Quando: 6 de novembro de 2025 a 26 de abril de 2026
Local: Complexo Cultural Rampa (R. Cel. Flamínio, 1 – Santos Reis)
Horários: terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada gratuita
Ingressos disponíveis pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/exposicao-mundo-zira/3169427
*A partir do dia 6, também será possível retirar ingressos diretamente na bilheteria da Rampa, conforme lotação da sala.
Fonte: Ponta Negra News



