28.4 C
São Gonçalo do Amarante
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioAtualizaçõesTrump diz que dias de Nicolás Maduro estão contados e amplia tensão...

Trump diz que dias de Nicolás Maduro estão contados e amplia tensão entre EUA e Venezuela.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou acreditar que os dias de Nicolás Maduro como líder da Venezuela “estão contados”. A fala ocorreu em entrevista ao programa 60 Minutes, da CBS News, enquanto os Estados Unidos mantêm movimentações militares no sul do Caribe, próximas à costa venezuelana.

Ao ser questionado pela repórter Norah O’Donnell sobre o futuro de Maduro, Trump respondeu: “Diria que sim, acho que sim”. O republicano evitou confirmar ou negar a possibilidade de ataques terrestres, mas reforçou que o país latino “tem tratado muito mal os Estados Unidos”.

“Não estou dizendo que é verdade ou mentira, porque eu não falaria para uma repórter o que eu atacaria. Mas eu acho que não entraríamos em guerra com a Venezuela. Mas eles têm nos tratado muito mal, não apenas com drogas — eles despejaram centenas de milhares de pessoas em nosso país, inclusive criminosos”, afirmou Trump.

Operação no Caribe aumenta tensão entre os países

A relação entre Washington e Caracas vive momentos de alta tensão desde agosto, quando os EUA enviaram navios militares ao sul do Caribe, sob a justificativa de combater o narcotráfico internacional.
A operação acendeu o alerta do governo venezuelano, que passou a mobilizar tropas e milicianos temendo uma ofensiva para mudança de regime.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Os Estados Unidos consideram Maduro um dos principais narcotraficantes do mundo, acusando-o de usar organizações criminosas para enviar drogas ao território norte-americano.

Ataques e reforço militar venezuelano

Nas últimas semanas, embarcações venezuelanas foram atacadas por forças norte-americanas, segundo relatos do governo de Maduro, sob a suspeita de transporte de narcóticos ilegais.
Em resposta, o presidente venezuelano ordenou o reforço da fronteira, enviando 25 mil soldados ao Caribe e intensificando as inspeções aéreas sobre os navios dos Estados Unidos.

CIA é autorizada a realizar operações secretas

Fontes citadas pelo The New York Times informam que Trump autorizou a CIA a conduzir operações secretas na Venezuela.
Segundo a publicação, o objetivo final seria remover Maduro do poder, ampliando a pressão diplomática e militar sobre o país sul-americano.

Venezuela recorre à ONU

O governo de Nicolás Maduro recorreu ao Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) para denunciar os ataques norte-americanos, que teriam deixado ao menos 27 mortos.
A Venezuela pediu que o órgão declare ilegais as ações militares dos EUA e aprove uma resolução reafirmando “o respeito irrestrito à soberania e integridade territorial” de todos os países, incluindo o seu próprio.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

Oucça agora a 95 Mais FM

Fonte: Ponta Negra News

Veja ainda
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em alta