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Obras de duplicação da BR-304 devem começar em janeiro de 2026

As obras para duplicação da BR-304, no Rio Grande do Norte, devem começar em janeiro de 2026, informou o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Estado, Getúlio Batista. 

A informação foi adiantada pelo vice-governador Walter Alves (MDB), que se reuniu com o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, nesta quinta-feira (27). Nas redes sociais, Walter falou “que as obras devem começar no início de 2026”. Já Getúlio, procurado pela reportagem, disse que seria no primeiro mês do ano.

Fabrício Galvão informou ao vice-governador que esta semana houve mais um passo na licitação, com o resultado da construtora responsável pela obra. A selecionada para executar o serviço no Lote 1B, que liga Mossoró a Assú, foi a Construtora Luiz Costa (CLC), com sede em Mossoró.

Walter Alves e Getúlio Batista em reunião com Fabrício Galvão – Foto: assessoria

A empresa apresentou proposta de R$ 367 milhões e levou o lote. O valor estimado da obra pelo DNIT era de R$ R$ 375,4 milhões. A CLC ganhou por oferecer o maior desconto sobre a estimativa do DNIT. Passada essa fase, se abre o prazo para recursos, e em seguida deverá ser realizada a habilitação do vencedor.

O projeto de duplicação da BR-304 foi dividido em dois lotes principais: o Lote 1B, que compreende os municípios de Mossoró e Assú, e o Lote 2D, que se estende do entroncamento da BR-226, na Reta Tabajara (Macaíba), até Riachuelo.

As melhorias têm como objetivos principais aumentar a fluidez do tráfego, garantir mais segurança viária e promover o desenvolvimento regional. De acordo com o Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL), as obras devem gerar aproximadamente 5,5 mil empregos diretos, indiretos e por efeito renda.

Histórico 

A duplicação da BR-304 é uma demanda histórica da população potiguar. A rodovia federal corta o estado de leste a oeste, ligando Natal a Mossoró e servindo como principal corredor de transporte entre o Rio Grande do Norte e o Ceará. 

A BR possui fluxo médio de 6 mil veículos por dia. Além de integrar todas as mesorregiões do estado (Litoral, Agreste, Central e Oeste), a estrada é responsável pela circulação de grande parte das mercadorias e da produção agrícola e industrial do RN.

O processo que culminou na publicação do edital teve início em julho deste ano, quando o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) concedeu a licença ambiental necessária ao DNIT. A autorização permitiu que o projeto fosse incluído entre as obras prioritárias do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), lançado pelo Governo Federal.

Durante reunião em Brasília, no final de setembro, a governadora Fátima Bezerra e o ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmaram a viabilidade financeira da duplicação. 

Além da duplicação da BR-304, o DNIT prevê novos editais para a conclusão das obras da Reta Tabajara, no trecho urbano de Macaíba, cuja publicação está prevista até o dia 15 de outubro. A expectativa é que as frentes de trabalho sejam abertas simultaneamente,uma partindo de Mossoró em direção a Assú e outra de Macaíba em direção a Riachuelo.

As intervenções contribuirão, segundo o governo federal, para o fortalecimento da economia local, com estímulo à competitividade, atração de novos investimentos, expansão do turismo e geração de emprego e renda. Pequenas e médias empresas da região também devem ser diretamente beneficiadas com o aumento da atividade econômica.

Fonte: saibamais.jor.br

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