Esta terça-feira (2) é Dia do Samba e em homenagem à data a 88 FM, a Rádio Universitária (FMU), vai promover uma programação inteira direcionada ao ritmo. Das 00h00 às 23h59, a FMU terá samba de diversas formas: tocado, cantado e falado, destacando sua importância histórica e cultural no Brasil. A programação conta com mesa redonda, shows, homenagens e entrevistas exclusivas.
A programação começou às 06h30 terá uma edição especial do Chorinhos e Canções voltada ao samba. Às 7h, foi a vez do Vozes do Brasil: Especial Ary Barroso, relembrando a trajetória do compositor cuja obra inspirou a criação da data comemorativa.
A partir das 8h, a FMU transmitiu a Mesa de Bambas, que seguirá ao longo da manhã reunindo pesquisadores, professores e artistas para discutir estilos, influências e impactos da presença do samba para a formação da identidade brasileira. Estarão na mesa coordenada pelo jornalista e professor Ciro Pedroza, os professores Luiz Antonio Simas, Marcelo Braz, Mário Pereira, Carlos Braga, Pollyana Guimarães, Markus Filgueira, Ezequias Lira, Vicente Serejo e José Ramos, além do produtor José Dias, do jornalista Anderson Baltar e dos mestres Zorro, Denise e Chumbinho. Os ouvintes poderão participar através do WhatsApp (84 99193-6363).
“O Dia Nacional do Samba, essa data instituída por lei, reflete a identidade do nosso país. Não existe nada melhor do que o samba para refletir a identidade do Brasil. A importância é de manter essa chama acesa, de uma cultura que vem do negro, das periferias, do morro. É muito importante para todos que fazem samba comemorar essa data“, avalia Debinha Ramos, sambista e compositor.
A Lei nº 14.567, de 4 de maio de 2023, reconheceu as escolas de samba com seus desfiles, músicas, práticas e tradições como manifestação cultural nacional. Em alguns lugares do país, como Salvador e Rio de Janeiro, o dia 2 de dezembro já figurava no calendário de datas oficiais como Dia do Samba.
No Jornal do Meio, os ouvintes ainda terão acesso a uma entrevista exclusiva com Paulinho da Viola, um dos nomes mais importantes da história do samba. Em seguida, a programação exibe uma edição especial do Memória Viva, com Aluizio Pereira, fundador da primeira escola de samba de Natal e único integrante original ainda vivo. A tarde será dedicada a Shows exclusivos dos potiguares Sueldo Soares, Dedinha Ramos, Carlos Brito e Valéria Oliveira.
“A 88 FM é a rádio que mais valoriza a nossa música e a nossa cultura, nesta terça-feira não seria diferente, porque a rádio que toca samba todo dia, vai tocar samba o dia todo numa festa em homenagem ao dia do samba”, destaca Sebastian Faustino, superintendente de comunicação da UFRN e diretor da 88 FM Universitária.
A programação pode ser acompanhada através da 88 FM ou pelo canal do YouTube da Rádio 88.9 FM.
Fonte: saibamais.jor.br



