28.4 C
São Gonçalo do Amarante
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioAtualizaçõesPrefeitura vai construir UPA na Zona Norte para substituir UPA Pajuçara

Prefeitura vai construir UPA na Zona Norte para substituir UPA Pajuçara

A Prefeitura do Natal iniciou o projeto para construção de uma nova Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) na Zona Norte de Natal para fechar e substituir a atual UPA do Pajuçara. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A proposta seguirá para aprovação do Ministério da Saúde, depois disso será iniciado o processo de licitação e o cronograma de construção da obra.

O novo prédio será construído em um terreno próprio com 7.495,05 m², localizado na Avenida Tocantínea, a cerca de 1,6 km do prédio atual em que a unidade está localizada. O valor da proposta para a construção é de R$ 7.807.000,00, com verbas oriundas de emenda de bancada do Rio Grande do Norte.

A SMS garante que o atendimento na UPA Pajuçara será mantido até que a nova unidade seja concluída.

Somos contra fechar qualquer tipo de serviço de saúde sem que outro esteja pronto. O correto seria fazer um hospital, a Zona Norte é maior do que muitas cidades do Rio Grande do Norte. Apenas uma UPA não vai resolver o problema. Veja que até hoje não terminaram o Hospital Municipal e já se passou um ano do governo de Paulinho [Freire, prefeito de Natal], vão empurrar com a barriga e deixar para inaugurar quando tiver perto da próxima eleição”, alerta Paulo Martins, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN).

Diante do histórico recente de tentativa de terceirização da gestão das UPAs, o sindicalista vê com desconfiança a construção da nova unidade.

Vão engolir o dinheiro das emendas e não vão terminar. Nunca vi tanta destruição da saúde pública, com desvalorização dos servidores, salários baixos, congelados, tem gente tirando menos de um mínimo, na prática, está destruindo a saúde pública. Pode ter certeza que não descartaram a privatização de administração. Se vão fazer uma nova estrutura, com dinheiro público, vão querer entregar para a iniciativa privada. Essa turma, há muito tempo, quer privatizar a saúde pública, essa turma só pensa em ganhar dinheiro, não pensa na população”, critica Teixeira.

Segundo a SMS, com a nova sede, a unidade passará a ser um serviço de Porte III. O local também contará com a primeira sala lilás nas Upas municipais, espaço destinado ao acolhimento e atendimento especializado às mulheres e meninas em situação de violência de gênero.

É muito triste ver uma destruição dessas, construir estruturas bonitas para chegar na hora e entregar para uma empresa, como fizeram com o Maria Alice há anos, quando houve uma roubalheira danada. A gente não esquece não! Somos a favor de que abra mais serviços para a população, que é maior do que maioria dos municípios do RN, mas não tem um hospital municipal. A UPA é bem-vinda, mas é necessário recursos humanos, vão fazer isso com o setor privado? Eles não esqueceram, o foco é privatizar a saúde. Esperamos que haja concurso público e valorização dos trabalhadores, com salários compatíveis com o trabalho que exercem”, pondera Paulo Martins.

Saiba +

Fonte: saibamais.jor.br

Veja ainda
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em alta