A Rua Chile será novamente num grande corredor de celebração, arte e liberdade no próximo dia 13, quando acontece a segunda edição da Parada da Diversidade em Natal. O evento, totalmente gratuito, ocupará a rua e o Galpão 29 com uma programação extensa, shows em múltiplos palcos, oficinas, performances, feirinha criativa e a presença da cultura Ballroom potiguar.
Entre os destaques, está a cantora Ebony, atração mais aguardada do line-up e conhecida por ser uma das presenças mais marcantes do rap nacional atualmente. O lineup completo deste ano amplia a diversidade da música potiguar e nacional com nomes como Amanda e Ruama, Ametista, Dandarona, DK, Ebony, Eliaz de Castro (convidando Gaby Fox), Emma, Jani Firmino, Lorena Simpson, Pajux, Paulino Chacon com Gabriel Cabral e Zeza dos Teclados, que fecha a lista. Serão três palcos, distribuidos ao longo da via, garantindo que o público encontre música e performance em todos os cantos do evento.
Além dos shows, a Parada reforça seu compromisso com estímulo à economia criativa. A tradicional Feira da Diversidade está com inscrições abertas para artistas, artesãos, designers e microempreendedores que queiram expor seus trabalhos. A seleção é gratuita e não há taxa de participação para os escolhidos, basta escrever para [email protected].
Ballroom no Dezembro Vermelho: Vermelhow Mini Ball Posithiva e PreParada
Em sintonia com o Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre HIV/AIDS, a Parada da Diversidade em parceria com a cena Ballroom potiguar para realizar a Vermelhow Mini Ball: Posithiva e PreParada. A Ball trará quatro categorias competitivas que dialogam diretamente com a memória, o cuidado e a desestigmatização do HIV/AIDS:
O dress code é livre, reforçando o espírito acolhedor que a comunidade Ballroom carrega em sua história.
Produtora da Vermelhow desde seu nascimento, Geja Muniz comemora a chegada da Ball a um dos maiores eventos culturais da cidade. Em depoimento, ele destaca a potência simbólica desse avanço:
“Eu, enquanto produtora da Vermelhow há três edições, fico muito feliz dos lugares que essa Ball alcançou. A gente saiu do anfiteatro da UF, com orçamento de movimento estudantil, para o palco de um festival como a Parada da Diversidade. Isso é muito significativo para mim. As minhas expectativas para essa edição são as melhores possíveis.”
Ela reforça ainda a importância de levar a pauta do HIV/AIDS para um evento de grande visibilidade:
“É essencial que a desestigmatização do HIV/AIDS esteja presente num festival tão grande. Por muito tempo, esse tema foi visto como tabu, restrito à academia ou aos movimentos sociais. Mas a cultura também movimenta e alimenta a política. É preciso que esse debate esteja em todos os espaços.
Os ingressos gratuitos já estão disponíveis no site oficial da teia.lab, responsável pela realização da Parada. O evento conta com patrocínio da Lei Câmara Cascudo, Fundação José Augusto e Governo do RN, além do apoio de marcas privadas como Coca-Cola e Monster.
A segunda edição da Parada da Diversidade promove um grande encontro de celebração coletiva, reafirmando o direito de existir, criar e ocupar a cidade com liberdade.
Serviço
Data: 13 de dezembro de 2025
Local: Rua Chile e Galpão 29, Ribeira – Natal/RN
Horário: A partir das 18h
SAIBA+
Ballroom: entenda como a comunidade cresceu no RN
Fonte: saibamais.jor.br



