28.4 C
São Gonçalo do Amarante
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioAtualizaçõesFAB lança um dos mísseis mais letais do mundo em Natal

FAB lança um dos mísseis mais letais do mundo em Natal

A Força Aérea Brasileira (FAB) fez o lançamento do míssil Meteor, considerado um dos mais letais da atualidade e o mais avançado na América do Sul, a partir da Base Aérea de Natal. 

O lançamento ocorreu na semana passada, durante a Operação BVR-X (BVR, do inglês, Beyond-Visual-Range). Segundo a FAB, o objetivo principal foi desenvolver e aperfeiçoar as capacidades operacionais da Força no emprego de armamentos além do alcance visual. 

Foram dois disparos reais do míssil Meteor partiram da aeronave F-39E Gripen contra alvos aéreos manobráveis Mirach 100/5. Os alvos simularam perfis de voo de caças em alta velocidade e altitude. Segundo a FAB, a missão foi um sucesso.

“A escolha por Natal é pelo fato de a região ser emblemática historicamente, por exemplo, devido a sua geografia por ser próxima ao mar e por proporcionar tanto uma área segura para o emprego do armamento, quanto à condição meteorológica, que tem uma tendência de ter céu claro nesta época do ano”, explicou o Comandante da Base Aérea de Natal (BANT), Brigadeiro do Ar Breno Diogenes Gonçalves.

Meteor: um dos mais letais da atualidade

O Meteor é um míssil BVR, que significa além do alcance visual e oferece capacidade contra alvos a longa distância, como caças, Veículos Aéreos Remotamente Pilotados (drones) e mísseis de cruzeiro, em um ambiente com maciça interferência de contramedidas eletrônicas. Diferentemente dos mísseis convencionais, o Meteor conta com um motor “ramjet”, capaz de modular a velocidade e consumo de combustível durante o voo, acelerando na parte final, quando o alvo se encontra sem a possibilidade de escapar (no escape zone).

O míssil conta com um link de dados bidirecional que permite que a aeronave de caça forneça atualizações de destino no meio do curso ou redirecionamento, se necessário, incluindo dados de outras aeronaves. O míssil pode, inclusive, ser lançado sem emitir sinais de seu radar até chegar mais próximo do alvo, dificultando a detecção e aplicação de contramedidas por aeronaves adversárias.

Por esses motivos, o Meteor é um dos mísseis mais letais da atualidade e o mais avançado no cenário sulamericano. Dentre os países que já operam com o míssil, estão a França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha, Suécia e Índia.

“O míssil Meteor é o resultado de um dos mais exitosos programas de cooperação industrial da Europa em termos de defesa e, o que o torna um dos mais avançados do mundo é graças à propulsão, porque ele tem um motor Ramjet de empuxo variável, ou seja, significa que ao ser lançado, ele acelera e, ao contrário dos mísseis convencionais, pode continuar acelerando ou manter a velocidade durante toda a trajetória até o impacto com o alvo”, destaca o Executivo Regional de Vendas da MBDA (fabricante do míssil) para o Brasil, Ricardo Mantovani.

“Essa característica do motor do Meteor faz com que seja muito difícil o alvo escapar do míssil, então, aumenta muito a sua efetividade contra os alvos. Além disso, há um sistema de enlace de dados bidirecional, que permite em tempo real, que o avião pode se comunicar com o míssil, corrigir a sua trajetória e, inclusive, redirecioná-lo para outro alvo”, continua Mantovani.

Fonte: saibamais.jor.br

Veja ainda
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em alta