27.9 C
São Gonçalo do Amarante
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioAtualizaçõesPediatra alerta para gravidade da bronquiolite em bebês

Pediatra alerta para gravidade da bronquiolite em bebês

A pediatra Kallydia Pasqualy fez um alerta importante sobre a gravidade da bronquiolite, doença respiratória comum no período chuvoso e que pode atingir especialmente bebês no primeiro ano de vida. Segundo a especialista, o problema é causado, na maior parte dos casos, pelo vírus sincicial respiratório (VSR) — o mesmo para o qual o Rio Grande do Norte recebeu o primeiro lote de vacinas nesta semana.

Leia também:
Nova vacina contra bronquiolite será distribuída no RN

De acordo com a pediatra, a bronquiolite é potencialmente grave e exige atenção imediata dos pais ou responsáveis.
“A bronquiolite é uma doença viral, causada principalmente pelo VSR, que afeta bebês no primeiro ano de vida. Ela causa tosse persistente e pode evoluir para cansaço, com dificuldade para respirar e afundamento das costelas”, explicou.

A especialista reforça que, diante desses sinais, a criança deve ser levada rapidamente para avaliação médica, já que muitos bebês precisam de internação e oxigenoterapia. “Alguns vão precisar ser hospitalizados para receber oxigênio. O tratamento é de vigilância, com hidratação, fisioterapia respiratória e atenção aos sinais de piora”, destacou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Prevenção: evitar exposição e reforçar cuidados

Para evitar casos graves, a pediatra orienta que bebês com menos de três meses não sejam expostos a ambientes fechados ou muito movimentados.

“O ideal é que fiquem em casa ou em locais arejados. Também é importante evitar visitas, sobretudo de pessoas com sintomas respiratórios”, afirmou.

Ela também reforça cuidados com higiene das mãos, objetos e utensílios usados pelo bebê.

Vacinação para gestantes ajuda a proteger recém-nascidos

A partir deste mês, o SUS passa a oferecer vacina para gestantes a partir de 28 semanas, capaz de proteger o bebê contra o VSR por até cinco meses após o nascimento. “A vacina pode ser aplicada até 36 semanas e garante proteção importante”, disse a pediatra.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Além disso, clínicas particulares seguem oferecendo o anticorpo monoclonal, aplicado diretamente no bebê, ampliando a proteção.

RN recebe lote de vacinas contra o VSR

O Rio Grande do Norte recebeu nesta quarta-feira (3) o primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde, com mais de 10 mil doses. A distribuição para os municípios será iniciada na próxima semana, segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

A imunização será feita em dose única, sem limite de idade gestacional para as mães.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Fonte: Ponta Negra News

Veja ainda
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em alta