27.9 C
São Gonçalo do Amarante
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioAtualizaçõesVotações sobre Glauber e Zambelli devem dividir esquerda e direita do RN

Votações sobre Glauber e Zambelli devem dividir esquerda e direita do RN

A Câmara dos Deputados vota nesta quarta-feira (10) os processos de cassação contra os deputados Glauber Braga (PSOL-RN) e Carla Zambelli (PL-SP). As matérias devem dividir, mais uma vez, os parlamentares federais do Rio Grande do Norte. Fernando Mineiro (PT) e Natália Bonavides (PT), representantes da esquerda, já saíram em defesa de Glauber, que possui raízes potiguares.

A sessão está marcada para às 15h55. A representação contra Glauber Braga foi apresentada pelo Partido Novo em abril de 2024, por alegação de quebra de decoro parlamentar. Glauber atribui o movimento a uma retaliação direta do ex-presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). O episódio utilizado como justificativa formal remonta a abril de 2023, quando Glauber expulsou da Câmara um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) que o provocava reiteradamente.

Também deve ser votada representação contra Zambelli, apresentada pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, em razão de condenação criminal transitada em julgado. Em agosto deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a parlamentar a 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. Em outubro de 2022, na véspera do segundo turno da eleição presidencial, ela perseguiu, com arma em punho, um apoiador do presidente Lula em uma rua de um bairro nobre de São Paulo.

A inclusão das votação na pauta da Casa legislativa foi anunciada nesta terça (9) pelo presidente Hugo Motta (Republicanos-PB). Ele também anunciou que na próxima semana entra em pauta o caso de Alexandre Ramagem (PL-RJ). Já a decisão sobre o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que ultrapassou o limite de faltas permitidas pelo regimento, será tomada pela Mesa Diretora.

Logo após o anúncio de Motta, Braga ocupou a cadeira da presidência da Câmara nesta terça e foi retirado à força por policiais legislativos. A ocupação durou duas horas. A TV Câmara cortou a transmissão durante o momento de tensão, e jornalistas foram retirados do plenário pelos policiais do Congresso.

Em coletiva de imprensa, o deputado criticou sua retirada e comparou o momento com a ocupação realizada por parlamentares bolsonaristas em agosto deste ano, que realizaram um ato de ocupação no plenário em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Ali [quando os apoiadores de Bolsonaro ocuparam as cadeiras] sobrou negociação e em nenhum momento foi cogitada a retirada à força. O que está acontecendo é uma ofensiva golpista”, disse Glauber.

Mineiro e Natália saem em defesa de Glauber e criticam Zambelli

Em posicionamento nas redes sociais, Fernando Mineiro chamou a retirada de Braga da cadeira da Presidência de ato “absurdo”.

“Após o deputado Glauber Braga ocupar a mesa contra a decisão de vincular seu processo de cassação ao da deputada condenada e foragida Zambelli, em minutos a Polícia Legislativa usou da força contra o deputado em uma cena lamentável”, criticou.

Natália Bonavides disse ser um desrespeito com o povo brasileiro igualar o caso de Carla Zambelli e de Glauber Braga, colocando juntos para votação. 

“Querem igualar quem atenta contra a democracia a quem presta importante serviço público denunciando a corrupção”, disse.

Ela também denunciou o corte do sinal da TV Câmara e a retirada da imprensa no momento em que Glauber ocupava a cadeira da Presidência, classificando os atos como “medidas autoritárias”.

Raízes potiguares

Apesar de ter nascido em Nova Friburgo (RJ), Glauber Braga tem laços com o Rio Grande do Norte. Parte da sua família materna é de Mossoró e reside em Natal, cidade que ele frequenta desde a infância.

“Minha família por parte de mãe é de Natal, vinda de Mossoró. Frequento Natal desde criança, antigamente vinha todos os anos. Ultimamente, com o trabalho e meu filho pequeno, venho menos, mas sigo com muito carinho por essa terra”, contou, em entrevista anterior à Agência SAIBA MAIS.

Saiba Mais

Glauber Braga em Natal: “Cassação é tentativa de silenciamento contra quem denuncia o Orçamento Secreto”

Fonte: saibamais.jor.br

Veja ainda
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em alta