A banda de carnaval em atividade mais antiga de Natal vai queimar a largada. E errada não está. A banda do Siri, que arrasta meio mundo de gente há 37 anos pelas ruas e travessas da praia da Redinha, vai desfilar no próximo sábado (27) e só não vai quem já morreu ou quem ficar entalado com o peru na ceia de Natal.
A concentração está marcada para 15h, no largo João Alfredo, e vai seguir no passo do Frevo do Xico pelo Mercado da Redinha, quiosques da praia e pelo Redinha Clube.
À frente da banda do Siri, o comandante em chefe das forças do frevo, Fábio Lima, destaca o caráter democrático da banda e convoca os foliões de todas as cores e classes sociais para antecipar o carnaval:
– É uma banda aberta à todo mundo, brinca quem quiser. Veranistas, moradores, nativos, amigos de outros bairros. É o carnaval pé no chão, popular e raiz. É um aquecimento do que faremos no carnaval”, disse emocionado e com a voz embargada de emoção.
A primeira prévia da Banda do Siri tem o apoio da prefeitura do Natal e do mandato do vereador Daniel Valença (PT).
Fábio Lima é um agitador cultural da cidade reconhecido pelo amor ao carnaval da Redinha. Há quase 40 anos, ele vem resistindo às incursões dos trios elétricos por acreditar no carnaval de rua, enraizado nas bandas de frevo e os pés descalços dos foliões:
– É uma luta grande porque estamos vendo, mais uma vez, a Redinha sendo ocupada por trios elétricos. Nosso papel é esse: resistir e erguer o estandarte do carnaval de rua de Natal”, disse.
A Banda
Em 1987, um grupo de veranistas da praia da Redinha achou curioso que a Banda do Cajueiro, na praia de Pirangi, atraía centenas de moradores de vários bairros de Natal, incluindo a Redinha. Era uma turma grande que se deslocava para o litoral sul só para brincar o carnaval. Ao voltar para a Redinha, Fábio Lima articulou um bloco com outros moradores, incluindo o saudoso Hélio Rocha, e organizadores de algumas iniciativas carnavalescas que já aconteciam no bairro.
Nascia, no final dos anos 1980, a Banda do Siri.
SERVIÇO:
Prévia da Banda do Siri
Dia 27 de dezembro (sábado)
A partir das 15h
Largo João Alfredo
Fonte: saibamais.jor.br




