O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), reacendeu nesta segunda-feira (29) um debate sobre destinação de emendas que emergiu nas eleições de 2024 e aproveitou para criticar a oposição. Na mesma ocasião, homenageou o senador e pré-candidato à reeleição Styvenson Valentim (PSDB), concedendo a ele a Ordem do Mérito Felipe Camarão.
“Hoje não temos um parlamentar próximo do Governo Federal que se mexa para resolver isso. Alguns até se dizem irmãos de Lula, mas não conseguem destravar um centavo para Natal”, disse Paulinho, segundo relatou o Agora RN.
O assunto virou foco do debate à Prefeitura em 2024, quando o agora prefeito eleito concorreu contra a deputada federal Natália Bonavides (PT). Na ocasião, a então candidata afirmou que enviou emendas parlamentares do seu mandato como deputada federal à Prefeitura e o Executivo não utilizou. À época, Natália disse que mesmo sendo oposição à Prefeitura, nunca deixou de mandar emendas para o município, para áreas como saúde, assistência social e segurança pública, incluindo para a sede da Guarda Municipal.
“Eu mandei uma emenda que era para o Hospital Varela Santiago, e era paga através da Prefeitura. Sabe o que a Prefeitura fez? Não cadastrou, perdeu o recurso. Saiu de Natal o recurso, o Varela deixou de receber. Eu mandei recursos para várias UBS, indicando, porque eu dialoguei com as direções das UBS para saber que equipamentos estavam sendo necessários para a gente fazer uma compra racional. Sabe o que a Prefeitura fez? Ignorou os ofícios que nós mandamos com a indicação que os trabalhadores das UBS tinham dito que eram as necessárias”, apontou no ano passado.
No mesmo discurso, Paulinho teceu elogios ao senador Rogério Marinho (PL), que estava presente na solenidade. O senador é pré-candidato ao governo; ambos fazem parte do mesmo grupo político.
Homenagem a Styvenson
A Ordem do Mérito Felipe Camarão é destinada a personalidades ou instituições que se destacam por relevantes serviços prestados à cidade de Natal. Paulinho citou iniciativas do mandato do senador Styvenson Valentim e afirmou que, entre 2019 e 2025, o parlamentar destinou cerca de R$ 130 milhões em recursos para Natal.
Saiba Mais
Natália diz que mandou emendas e Prefeitura de Natal não usou
Fonte: saibamais.jor.br




