27.3 C
São Gonçalo do Amarante
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioAtualizaçõesPraia de Areia Preta vai ter virada de ano com água imprópria...

Praia de Areia Preta vai ter virada de ano com água imprópria para banho

Apenas um trecho do litoral de Natal vai passar a virada do ano com água considerada imprópria para o banho. É na praia de Areia Preta, Zona Leste da capital, na altura da escadaria de Mãe Luíza. A situação não é nova, já que o trecho se encontra com água imprópria há meses. 

As informações são do boletim de balneabilidade divulgado nesta segunda-feira (29), com amostras coletadas no dia 24 de dezembro. O boletim é fruto de parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Programa Água Azul.

No caso de Areia Preta, a classificação se baseia em observações in loco de efluentes não tratados lançados constantemente na praia e número de coliformes termotolerantes encontrados nas amostras de água. No trecho da escadaria, a coleta mostrou a existência de 70 coliformes a cada 100 ml de água. 

Coordenador do projeto de monitoramento, o geólogo Ronaldo Diniz diz que Areia Preta se encontra nesta situação devido à presença muito frequente de águas servidas, com elevadas concentrações de esgotos, que chegam à face da praia por meio de galerias pluviais.

“Todas as semanas, além da amostra da água oceânica, também coletamos e analisamos em laboratório uma amostra desses efluentes que chegam à praia através das galerias”, explica.

Outras regiões da Região Metropolitana de Natal também estão com água imprópria para o banho. Em Nísia Floresta, o trecho é na foz do Rio Pirangi. Em Parnamirim, é no Rio Pirangi (ponte nova) e no Balneário Pium.

Virada em Ponta Negra com água limpa

Em Ponta Negra, principal polo dos shows do Natal em Natal, que neste ano recebe shows na areia da praia após a engorda, a virada será com água limpa; no ano passado, durante a virada, a área próxima ao Morro do Careca estava imprópria para banho.

O mais recente boletim de balneabilidade mostra que nos dias 19 e 24 de dezembro, foram encontrados no trecho próximo ao Morro 17 coliformes a cada 100 ml de água; na coleta de 11 de dezembro foram 70. O número mais alto de contaminação durante as últimas cinco coletas ocorreu em 4 de dezembro, com 350 coliformes a cada 100 ml de água.

Confira o boletim completo:

Fonte: saibamais.jor.br

Veja ainda
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em alta