27.3 C
São Gonçalo do Amarante
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioAtualizaçõesNatal celebra os Três Reis Magos com tradição da Folia de Reis

Natal celebra os Três Reis Magos com tradição da Folia de Reis

Natal celebra hoje (6) os seus copadroeiros, os Três Reis Magos Baltazar, Belchior e Gaspar. Entre as diversas atividades realizadas desde o dia 28 de dezembro pela Paróquia da Sagrada Família e pelo Santuário dos Reis Magos está a Folia de Reis, tradição que une religiosidade católica e cultura popular.

O folguedo, que dramatiza o nascimento de Jesus e a visita dos santos, mobiliza comunidades dos bairros de Brasília Teimosa, Praia do Meio, Santos Reis e Rocas, com cantos, cores, devoção e brincadeiras populares.

“A Folia de Reis é uma festividade de origem portuguesa que chegou ao Brasil no período colonial, introduzida inicialmente pelos missionários jesuítas como instrumento de catequese. Ao longo do tempo, a prática se enraizou profundamente na cultura popular, assumindo características próprias conforme a localidade”, explica o professor e historiador Felipe Nunes, doutorando em História pelo PPGH-UFRN e doutor em Antropologia Social pela PPGAS-UFRN.

Na zona Leste da capital potiguar, o festejo é realizado em forma de cortejo, com visitas aos moradores, levando o Menino Jesus às casas e estabelecimentos dos bairros. “As famílias abrem suas portas e oferecem prendas que são doações para o Santuário. É uma festa muito participativa, que envolve brincantes e moradores”, afirma Josemar Oliveira, articulador da Paróquia da Sagrada Família e um dos organizadores da festa.

Segundo Josemar, os brincantes da Folia de Reis vestem roupas alegres e coloridas e usam coroas que remetem à realeza europeia. Há também a presença do Pastoril e a encenação do Boi-de-Reis, com personagens simbólicos da cultura sertaneja, como Catirina, o boi, o burro e o jaraguá.

Fotos: Pascom

Neste ano, em que se comemora a 116ª Festa de Reis celebrada fora do Forte dos Reis Magos, a organização do folguedo foi liderada pelos jovens da paróquia e reuniu cerca de cem brincantes no cortejo.

Para Josemar, o envolvimento da juventude demonstra o resgate da cultura popular local, já que a manifestação era tradicional como expressão do Dia de Reis no início do século XX e, por muito tempo, permaneceu adormecida.

Segundo Felipe Nunes, a Folia de Reis representa “como a festa e a tradição católica se preservam e se reinventam no interior da cultura popular local, manifestando-se tanto nos rituais religiosos quanto nas celebrações festivas e de lazer”.

Ele afirma que, antigamente, havia maior mobilização nos bairros de Natal durante os festejos de Reis, com apresentações de grupos de Boi-de-Reis e feiras populares. Ao longo dos anos, porém, essas atividades foram perdendo espaço e se concentrando na festa do bairro de Santos Reis. Ainda assim, bairros como Bom Pastor e Felipe Camarão preservam a tradição da Festa de Reis, mantendo grupos populares importantes, como o Boi-de-Reis de Manoel Marinheiro e o Boi-de-Reis do Bom Pastor.

Fonte: saibamais.jor.br

Veja ainda
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em alta