26.2 C
São Gonçalo do Amarante
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioAtualizaçõesMunicípio do RN vive boom populacional no Réveillon e aumenta 3000%

Município do RN vive boom populacional no Réveillon e aumenta 3000%

Imagine que você mora num município com pouco mais de 5,3 mil habitantes e, de uma hora para outra, esse número chega a 170 mil pessoas. Essa é a situação vivenciada anualmente pelos habitantes de Tibau, na Costa Branca do Rio Grande do Norte, durante o Réveillon. 

Passado o ano novo, o número diminuiu, mas ainda superior a 100 mil, segundo Cacilda Alves, secretária-chefe de Gabinete da Prefeitura de Tibau. A maioria dessa população vem de Mossoró, a cerca de 40 km, atraída pelo litoral. Em 31 de dezembro, é comum encontrar um longo congestionamento na BR-304 e na RN-013, que levam até a cidade.

“Conforme dados da polícia, nós chegamos a ter uma circulação de pessoas em Tibau em torno de 170 mil pessoas. É um público volátil, mas razoável em relação à sua população normal, então acaba trazendo, sim, um impacto muito grande dentro da cidade. Positivo, muito positivo economicamente falando”, explica a secretária-chefe.

“Esse dado foi mensurado no Réveillon. Pós Réveillon, nós ficamos numa faixa de 120 mil a 130 mil pessoas circulando”, aponta.

De acordo com dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tibau possui 5.382 moradores. Com o boom do ano novo, portanto, o aumento populacional é de quase 32 vezes, ou 3058% em termos percentuais. Ainda segundo o mesmo instituto, é o único município do RN com mais domicílios que habitantes.

Estrada que liga Mossoró a Tibau fica congestionada em 31 de dezembro – Foto: reprodução redes sociais

Com tanta gente na mesma cidade, a infraestrutura nem sempre dá conta da alta demanda. Em algumas regiões, falta água e energia. O município faz divisa com Icapuí, já no lado cearense.

“A gestão municipal sozinha não dá conta, mesmo porque nós temos aí o sistema de abastecimento de água que depende do Estado. Nós temos o sistema de abastecimento de energia que não depende do município. Então, realmente, temos que dar as mãos, Município, Estado e União, para que o município de Tibau tenha uma infraestrutura mais preparada para receber esse grande público. Porque, enquanto município, ela não tem como resolver todas essas questões sazonais”, diz Cacilda Alves.

Aquecimento econômico

Segundo a secretária-chefe de Gabinete, boa parte do público que lota as praias locais é formada por pessoas que nasceram no município ou próximo a ele, migraram, e durante o veraneio retornam. 

“Então, esses descendentes que migraram para outras regiões, para outras cidades, acabam voltando para Tibau por conta das suas raízes. Isso envolve muito a memória afetiva desses povos, que vão e depois retornam para viver suas raízes. Para o desenvolvimento econômico isso é muito importante. A gestão tem procurado prover infraestrutura, recursos que possam fazer com que essas pessoas possam se deslocar para cá, possam se acomodar. Existe em Tibau um boom imobiliário muito forte. Então, a vinda desse grande público significa fortalecer a economia, movimentar a cidade, fazer com que os pequenos, médios e outros empreendedores que vêm para cá de uma forma volátil, melhorem suas condições econômicas, faça com que a economia se fortaleça. Economicamente para a cidade isso é extremamente positivo”, registra Alves.

Mas, conta Cacilda, a cidade também experimenta a vinda de turistas de outros cantos do estado, atraídos pelas belezas locais e mar calmo.

“Existe um slogan aqui na Costa Branca de que aqui na região de Tibau nós temos o encontro do sertão com o mar, e isso não é só um slogan. Nós recebemos aqui em época de veraneio, em época de férias, e até em outros momentos sazonais do ano, populações praticamente dos sertões do Alto Oeste. Nós temos aqui o pessoal dos sertões, Caraúbas, Angicos, Governador Dix-sept Rosado, Janduís, ali para o lado da Paraíba, aqui do próprio Ceará. Da Costa Branca como um todo, Galinhos, Guamaré, Macau… Nós temos aqui um público diversificado vindo para Tibau”, conta.

Saiba Mais

Tibau é único município do RN com mais domicílios que habitantes

Fonte: saibamais.jor.br

Veja ainda
spot_img

Em alta