27.9 C
São Gonçalo do Amarante
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioAtualizaçõesKaiony Venâncio celebra Globo de Ouro e vê Agente Secreto no Oscar

Kaiony Venâncio celebra Globo de Ouro e vê Agente Secreto no Oscar

O anúncio das duas vitórias de Agente Secreto no Globo de Ouro, de melhor ator de drama para Wagner Moura e de melhor filme em língua não-inglesa, foi vivido de forma intensa e íntima pelo ator potiguar Kaiony Venâncio. Longe da cerimônia, ele acompanhou a premiação de casa, ao lado da esposa e da filha de 7 anos, mas com a mesma emoção de quem estava no salão principal da premiação.

“Eu e minha filha gritamos muito, especialmente pelo inesperado prêmio em Filme Internacional. Eu gritava em direção à rua para os vizinhos escutarem”, conta, entre risos. A cena doméstica contrasta com a dimensão histórica do feito, que consolida o filme brasileiro como um dos protagonistas da atual temporada de premiações internacionais.

Para Kaiony, o reconhecimento no Globo de Ouro é mais um capítulo de um percurso que vem sendo construído desde a estreia do longa em Cannes. “Desde o festival de Cannes o sentimento é de gratidão, de que todo esforço está valendo a pena”, afirma. A trajetória do filme inclui ainda premiações e reconhecimentos da crítica internacional, ampliando o alcance da obra e de seus artistas.

Ator formado e atuante no Rio Grande do Norte, Kaiony vê a conquista como uma confirmação da potência artística produzida no estado. “Essa conquista mostra que o RN consagra, sim, seus artistas”, diz. Ele ressalta que, antes mesmo da projeção internacional, já se sentia pertencente ao meio artístico local e nordestino, mas que a repercussão fora do país rompeu barreiras importantes. “Cannes, o Critics Award, os sindicatos dos críticos americanos e o Globo de Ouro furaram a bolha artística, me fazendo atingir um público heterogêneo, de diversas nacionalidades, como França, Austrália e Estados Unidos.”

Com Agente Secreto fortalecido na temporada de prêmios, o olhar agora se volta para a corrida ao Oscar. Kaiony demonstra otimismo e acompanha de perto as projeções. “O primeiro objetivo é repetir o feito de ‘Ainda Estou Aqui’ e ser indicado nas categorias Melhor Filme, Filme Internacional e Melhor Ator”, afirma. Ele ainda aponta possibilidades em categorias técnicas e criativas: “Temos chance de conseguir Roteiro Original e Direção para Kleber”. Para o ator, repetir no Oscar as vitórias do Globo de Ouro seria um feito “surreal”.

Questionado sobre a possibilidade de estar presente na cerimônia do Oscar, Kaiony mantém os pés no chão, mas não esconde a esperança. A decisão, segundo ele, depende da estratégia da produção e da distribuidora internacional Neon, que avaliam a agenda de divulgação do filme e do personagem Vilmar. Ainda assim, ele brinca com uma hipótese especial: “Se por um milagre espetacular eu for indicado a Ator Coadjuvante, aí com certeza eu irei”.

Trajetória

Kaiony Venâncio é multiartista, sendo ator, cantor, compositor, e produtor de cinema natural de Natal. Ao longo de sua trajetória artística, atuou em produções nacionais, como as séries Cangaço Novo e Maria e o Cangaço, e assumiu múltiplas funções no audiovisual, incluindo direção, roteiro, dublagem e preparação de elenco, além de trabalhar com formação artística e mentoria.

Ganhou destaque nacional ao interpretar o personagem Vilmar em O Agente Secreto, filme de Kleber Mendonça Filho que vem conquistando premiações internacionais e colocou o artista potiguar no radar do público e da crítica. Formado em produção audiovisual pela UnP, ele também participou de outras obras cinematográficas e projetos que reforçam sua presença no cenário cultural brasileiro, sempre levando consigo a identidade e o talento do Rio Grande do Norte.

Fonte: saibamais.jor.br

Veja ainda
spot_img

Em alta