27.9 C
São Gonçalo do Amarante
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioAtualizaçõesÍcone da Redinha, obra de João Mendonça vira Patrimônio Cultural Imaterial do...

Ícone da Redinha, obra de João Mendonça vira Patrimônio Cultural Imaterial do RN

A voz da seresta mais famosa de Natal na primeira década dos anos 2000 foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte. João Maria Mendonça, ou apenas João Mendonça para os papudinhos de plantão, teve a obra musical reconhecida.

Durante vários anos, ele foi o menestrel das serestas no lendário bar Pé do Gavião, na Redinha dos desamores e das ilusões perdidas. O bar fechou, mas Mendonça segue fazendo história pela região.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), sancionou a lei que celebra a contribuição do cantor e compositor para a cultura potiguar, especialmente por meio das músicas criadas para os blocos do carnaval da Redinha.

A autora da lei é a deputada estadual Divaneide Basílio (PT).

Responsável por grande parte dos hinos carnavalescos do bairro, João Mendonça construiu uma trajetória profundamente ligada à identidade cultural da Redinha, um dos principais polos da folia em Natal. A lei também reconhece os álbuns e produções artísticas lançados ao longo de sua carreira, com destaque para Redinha – Nossos Carnavais (2002), No Pique do Frevo (2003), João Mendonça Canta o Carnaval da Redinha (2005), Prosiano Cum Ôces (2006) e Eu, Você e o Carnaval (2008).

As composições de Mendonça transitam por diversos gêneros da cultura popular brasileira, como frevo, marcha-rancho, forró, samba, ciranda, carimbó e lambada, refletindo a pluralidade rítmica e cultural do Nordeste. Sua atuação em espaços culturais e apresentações públicas também tem papel fundamental na promoção da música potiguar e na valorização dos compositores locais.

Para o artista, o reconhecimento representa a valorização de uma trajetória construída a partir das raízes nordestinas.

“Para mim é uma grande satisfação ter a minha obra musical reconhecida. Sou um artista potiguar que carrega as raízes do nosso Nordeste. Me defino como um músico eclético, que transita pelo frevo, forró, xote, carimbó, lambada, ciranda, entre outros ritmos”, afirma João Mendonça.

O seresteiro do Pé do Gavião

João Mendonça foi o menestrel seresteiro das noites do Pé do Gavião

João Mendonça foi o homenageado do carnaval de Natal em 2014, durante a gestão do ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD). Durante boa parte da carreira, foi a principal atração às sextas-feiras de uma das principais serestas da cidade, realizada no lendário Pé do Gavião, na Redinha. O músico é natural de Areia Branca e reside na Redinha desde 1997. Ele é compositor de inúmeros hinos carnavalescos da cidade do Natal.

Fonte: saibamais.jor.br

Veja ainda
spot_img

Em alta