O PT terá candidatura para a eleição indireta que será realizada na Assembleia Legislativa referente ao cargo de governador, para o mandato-tampão a partir de abril de 2026. A informação foi comunicada na tarde desta segunda-feira (19) pela presidenta estadual do partido, Samanda Alves, depois que o vice-governador Walter Alves (MDB) anunciou que não assumirá o Executivo após a renúncia de Fátima Bezerra.
“Diante da decisão do vice-governador de não assumir essa responsabilidade, o PT apresentará candidatura ao Governo do Estado para o mandato de abril a dezembro, no processo de eleição indireta que deverá ocorrer na Assembleia Legislativa”, informou a nota do PT-RN, assinada por Samanda Alves.
Walter Alves decidiu que vai renunciar ao mandato de vice-governador em 4 de abril para ser candidato a deputado estadual, no prazo máximo de desincompatibilização para concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Como Fátima também sairá para concorrer ao Senado, o Executivo potiguar ficará sem comandante a partir de abril de 2026. Com isso, a lei determina que o presidente do Tribunal de Justiça assuma o posto de governador e convoque, em até 30 dias, uma eleição indireta, realizada pela Assembleia Legislativa. O mandato tampão teria uma prazo até 5 de janeiro de 2027.
Na nota divulgada pelo PT, a sigla diz que há mais de um ano trabalha com a perspectiva da candidatura da governadora Fátima Bezerra ao Senado Federal, por três razões centrais. O texto cita a defesa dos interesses do Rio Grande do Norte; o compromisso com a estabilidade democrática, diante da ofensiva da extrema direita para conquistar maioria no Senado; e o apoio ao projeto nacional de desenvolvimento liderado pelo presidente Lula.
“Estamos realizando todos os diálogos necessários com as forças políticas comprometidas com o Rio Grande do Norte para vencer essa disputa, com muita unidade interna e certos de que o Estado não pode ter sua estabilidade comprometida e precisa seguir com as políticas públicas e as obras que estão em andamento. O PT nunca fugiu da responsabilidade e não vai fugir agora. Seguiremos firmes, com Lula presidente, Cadu Xavier governador e Fátima Bezerra senadora. A luta será grande, mas sairemos vitoriosos”, aponta a nota.
Walter confirma rompimento com Fátima e apoio a Allyson
Na manhã desta segunda (9), após reunião no Centro Administrativo, o vice-governador Walter Alves confirmou a aliança com o grupo do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), nas eleições de 2026. Allyson é pré-candidato a governador.
O vice-governador iniciou o processo de afastamento do governismo em novembro, quando iniciaram os primeiros rumores de que ele não assumiria o governo do RN após a renúncia de Fátima, que será candidata ao Senado Federal.
De acordo com nota de Walter, ele comunicou à governadora que a posição do MDB no RN é de caminhar com os partidos Federação União Progressista (União Brasil e PP) e PSD. O União Brasil é presidido no estado pelo ex-senador José Agripino, o PP é dirigido pelo deputado João Maia e o PSD está sob o comando da senadora Zenaide Maia, todos apoiadores declarados da pré-candidatura de Allyson Bezerra a governador.
Ainda segundo o vice, a decisão foi tomada após consulta aos correligionários. Com isso, além do apoio a Allyson, Alves também deverá apoiar a reeleição de Zenaide Maia que, embora seja vice-líder do governo Lula no Congresso, também estará no palanque da oposição.
Nessa nova configuração política, o MDB poderá indicar o vice de Allyson ao governo; a informação havia sido adiantada em dezembro por João Maia. O prefeito de Mossoró faz oposição ao governo Fátima — do qual Walter ainda faz parte — e constrói sua pré-candidatura em alternativa ao campo do PT — com Cadu Xavier como pré-candidato — e do grupo do PL, que tem, até este momento, Rogério Marinho como nome ao governo estadual.
Saiba Mais
Walter oficializa rompimento com Fátima e apoio a Allyson Bezerra
Walter Alves decide não assumir Governo do RN após renúncia de Fátima
Walter admite que pode não assumir governo e deixa no ar possível apoio a Allyson Bezerra
Governo Fátima investe R$ 3,7 bilhões em 7 anos e prevê mais R$ 1,6 bi em 2026
RN poderá ter eleição indireta para “mandato-tampão” de governador em 2026
Fonte: saibamais.jor.br




