27.9 C
São Gonçalo do Amarante
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioAtualizaçõesBanho de mar noturno na Redinha é destaque na Folha de SP

Banho de mar noturno na Redinha é destaque na Folha de SP

As imagens que circulam pelas redes sociais mostram uma água cristalina, iluminada pelas luzes do Mercado Público e da Ponte Newton Navarro. O local é a praia da Redinha, cujos banhos noturnos viralizaram nas redes sociais e também viraram tema de matéria no jornal Folha de São Paulo, que destaca a paisagem idílica do local, atraindo cada vez mais gente. Para os banhistas, a paisagem de águas calmas chama a atenção, mas a falta de estrutura também é motivo de reclamação.

O jornal ainda relata que os ambulantes que passaram a trabalhar no local foram expulsos. Eles receberam notificações com a determinação de saída imediata. Para atuar no local, só com cadastro. A proibição lembra a restrição à qual os trabalhadores do Mercado Público da Redinha foram submetidos. O Mercado foi interditado pela Prefeitura do Natal para reformas em abril de 2022 e, desde então, os trabalhadores do antigo espaço também foram impedidos de trabalhar no local. O espaço funciona apenas de maneira temporária até o dia 22 de fevereiro, para aproveitar o período da alta estação.

Essa é a terceira vez que o Mercado da Redinha é reaberto temporariamente. Ele também ficou aberto entre 26 de dezembro de 2024 e 26 de janeiro de 2025. Depois, foi reaberto em 07 de fevereiro dentro do Festival Boteco Natal e, só depois de vários protestos dos antigos permissionários, foi mantido em funcionamento até 09 de março de 2025.

A Folha questionou a Prefeitura do Natal sobre projetos para o local onde ocorrem os banhos noturnos, mas não houve resposta.

No dia 8, a Prefeitura do Natal chegou a fazer uma postagem nas redes oficiais alertando para o perigo do mergulho noturno na praia, devido à falta de guarda-vidas no horário, à baixa iluminação e às condições de balneabilidade do mar naquela área, em razão da proximidade com a foz do Rio Potengi. O conteúdo foi criticado, por evidenciar a ausência de estrutura oferecida pela própria administração, e acabou sendo apagado.

No dia seguinte, 9, a Prefeitura do Natal reuniu seu secretariado e anunciou uma série de medidas, como a construção de uma rampa de acesso à praia para garantir mais mobilidade e segurança no acesso à faixa de areia.

Praia da Redinha I Foto: Mirella Lopes

Outros pontos apresentados foram o reforço da iluminação pública; o fortalecimento da segurança, com apoio da Guarda Municipal e solicitação de reforço da Polícia Militar; a ampliação da limpeza urbana, com atuação da Urbana até as 22h; o ordenamento do trânsito com equipes da STTU (Secretaria de Mobilidade Urbana); e o pedido de reforço do Corpo de Bombeiros, incluindo o destacamento de guarda-vidas para a área.

À Folha de São Paulo, o Corpo de Bombeiros explicou que avalia a disponibilidade de uma equipe de guarda-vidas para o local, já que o efetivo está comprometido com a Operação Verão. À Agência SAIBA MAIS, nesta segunda (19), os Bombeiros confirmaram que ainda não decidiram sobre o pedido.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) informou que passará a ordenar o comércio ambulante do local. Apenas os comerciantes aprovados em edital de chamamento público poderão atuar na faixa de areia.

A administração municipal também informou a proibição do uso de churrasqueiras com material inflamável e da colocação de mesas e cadeiras na praia ou no deck do Mercado da Redinha.

Enquanto o poder público define as regras para o comércio no local, os banhistas e visitantes vão dando novos usos ao espaço público de maneira espontânea.

Saiba +

Fonte: saibamais.jor.br

Veja ainda
spot_img

Em alta