27.3 C
São Gonçalo do Amarante
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioAtualizaçõesCine-Cidade Discola ocupa o Centro Histórico de Natal com cinema e música

Cine-Cidade Discola ocupa o Centro Histórico de Natal com cinema e música

A Rua João Pessoa, no Centro Histórico de Natal, será tomada por cinema, música e ações de memória no dia 31 de janeiro com a realização do Cine-Cidade Discola. Em frente ao antigo Cine Nordeste, no entorno da Discol + Lado B, o evento propõe uma ocupação cultural ao longo de todo o dia, com programação gratuita que inclui sessões de cinema ao ar livre, rodas de conversa, discotecagem e atividades voltadas à vivência do espaço urbano. A iniciativa busca reafirmar o Centro Histórico como território vivo de encontros, permanência e produção cultural, articulando passado e presente a partir do cinema e da música.

A partir das 9h, o espaço passa a funcionar como espaço de convivência, reflexão e troca, reunindo som, imagem e história em uma programação que segue até a noite. O Cine-Cidade Discola aposta na rua como lugar de experiência cultural e destaca a memória dos antigos cinemas de rua, além da importância do patrimônio histórico no cotidiano contemporâneo da cidade.

Ao longo do dia, das 10h às 18h, a trilha sonora da ocupação fica por conta da discotecagem de Carlota Nogueira, Dan Cunha e Augusto Ribeiro. A programação formativa começa às 10h com a roda de conversa “A Cidade em Cartaz: Memórias dos Cinemas de Rua”, que propõe um mergulho na história da exibição cinematográfica em Natal. Pouca gente sabe, mas a cidade já contou com mais de 50 cinemas de rua, tema central do debate que abre o evento.

”Nossa maior expectativa é ver essa rua cheia de vida, de movimento e de gente, é trazer atenção pra esse espaço que tem tanta história e significado, é reafirmar o centro histórico como local de encontro e também de permanência. Esperamos que as pessoas venham aproveitar o evento do início ao fim, que curtam muita música com as discotecagens na Discol, que a gente consiga conversar e discutir nossa memória e o patrimônio da nossa cidade, e que todo mundo fique encantado com a ideia de cinema na rua, de cinemas de rua e que os filmes passem também essa mensagem da gente olhar cada vez mais pra Cidade que a gente vive, pra sua história e pros centros”, fala Gabriela Almeida, da organização do evento.

Durante toda a programação diurna, o Urban Sketchers Natal convida o público a desenhar e registrar o Centro Histórico, estimulando a observação atenta, o afeto e a criação a partir da paisagem urbana.

Às 18h, a 1ª Sessão, intitulada Sessão Compacto: A Cidade em Curtas, exibe os filmes Mundo 01, da Casa da Praia Filmes, A Maré, da Rabico Produções, e Cidade Sempre Nova, da Casa Quatro Seis. As produções potiguares apresentam diferentes olhares sobre a cidade, suas transformações e formas de existir.

Já às 19h30, a 2ª Sessão, Sessão Long Play: Onde o Cinema Mora, traz o longa-metragem Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho. O filme, que percorreu importantes festivais internacionais e integrou a lista de pré-seleção do Brasil para o Oscar, é considerado uma das obras mais relevantes do cinema brasileiro recente. A exibição no Cine-Cidade Discola acontece com autorização da Vitrine Filmes, distribuidora oficial do longa no país. Confira a programação completa:

O Cine-Cidade Discola conta ainda com a parceria do projeto Aqui Já Existiu Cinema, iniciativa dedicada à pesquisa e difusão da memória dos cinemas de rua e da história da exibição cinematográfica em Natal.

O projeto Cine-Cidade Discola é uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Sistema Nacional de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

SAIBA+
Discol: há 50 anos, loja de discos resiste na Cidade Alta



Fonte: saibamais.jor.br

Veja ainda
spot_img

Em alta