27.9 C
São Gonçalo do Amarante
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioAtualizaçõesNa abertura do ano legislativo, Cadu Xavier articula apoio de deputados à...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na abertura do ano legislativo, Cadu Xavier articula apoio de deputados à eleição indireta

O secretário estadual da Fazenda e pré-candidato a governador pelo PT, Cadu Xavier, representa a governadora Fátima Bezerra (PT), na sessão solene desta terça-feira (3), que marca a abertura oficial dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O petista também foi confirmado como candidato governista à eleição indireta para o “mandato-tampão” que escolherá quem será o próximo chefe do Poder Executivo, após a renúncia da titular do cargo e do vice-governador Walter Alves (MDB), até o início de janeiro de 2026.

A ida de Cadu Xavier à ALRN não foi uma escolha aleatória. Além de representar a governadora, que adiou a leitura da sua mensagem anual para a próxima terça-feira (10), o objetivo é fazer o “corpo a corpo” com os deputados estaduais para estreitar as articulações políticas visando obter apoio para a eleição indireta, que deve acontecer no final de abril, em caso de confirmação da renúncia de Fátima e Walter.

Fátima confirmou que deixará o cargo para se candidatar a uma vaga ao Senado. Já Walter Alves anunciou que não assumirá a cadeira hoje ocupada pela petista. Ele disse que renunciará para disputar uma vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa.

Cadu Xavier, candidato do PT à eleição indireta na Assembleia Legisltiva, com deputados/as da base governista na abertura do ano legislativo. Foto: Wanderley Filho

O que diz a lei

A Constituição Federal prevê que, neste cenário de dupla vacância do cargo, o governo deve ser ocupado temporariamente pelo presidente da Assembleia Legislativa ou pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

O deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da ALRN, já anunciou que declinará da missão, porque, caso aceitasse, ficaria impossibilitado de disputar as eleições de 2026.

Desembargador Ibanez Monteiro (à direita), presidente do TJRN, que assumirá provisoriamente o governo até a realização da eleição indireta. Foto: Reprodução TV ALRN

Neste cenário, quem assumirá a vaga até a realização da eleição indireta será o presidente do TJRN, desembargador Ibanez Monteiro. A escolha do novo governador para o mandato-tampão deve acontecer em até 30 dias, após a renúncia simultânea de Fátima e Walter, com o voto aberto dos 24 deputados estaduais do RN.

Disputa entre petismo, centrão e bolsonarismo

Foto: Reprodução TV ALRN

O cenário aponta para uma disputa entre o candidato petista Cadu Xavier, o centrão e o bolsonarismo na Assembleia Legislativa.

Não se sabe ainda se a oposição, dividida entre as pré-candidaturas a governador do ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), e do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), se unirá ou não para lançar uma candidatura única para enfrentar o PT na eleição indireta.

Além de Cadu Xavier, são especulados como candidatos ao “mandato-tampão” os nomes do secretário de Planejamento da Prefeitura do Natal Vagner Araújo e do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Roberto Serquiz.

O nome de Álvaro Dias também chegou a ser especulado, mas ele descartou concorrer à eleição indireta. A candidatura do ex-prefeito da capital ao “mandato-tampão” poderia provocar um racha entre os partidos de oposição, uma vez que parte deles apoiará o seu adversário no pleito de outubro, Allyson Bezerra.

Entregar a máquina do governo a Álvaro Dias, agora, daria ao ex-prefeito de Natal uma grande vantagem sobre Allyson e Cadu.

Para evitar a vitória da oposição, Fátima Bezerra afirmou que o governo está “organizando as forças políticas” na Assembleia Legislativa para assegurar a eleição de Cadu Xavier.

Em entrevista na semana passada à Rádio Universitária Natal, a governadora disse que o nome de Cadu “é consenso dentro do PT” e dos partidos que integram a base aliada do governo na Assembleia Legislativa.

Estamos trabalhando para construir uma correlação de forças políticas necessária, suficiente, para elegermos o governo interino. O PT tem responsabilidade com a vida do povo do Rio Grande do Norte, que nos confiou a gestão estadual até 31 de dezembro de 2026”, comentou a governadora.

A chapa vencedora será aquela que obtiver a maioria absoluta de 13 dos 24 deputados com assento na ALRN.

Os candidatos que integrarão as futuras chapas na eleição indireta precisam ter idade mínima de 30 anos, estar no pleno exercício dos direitos políticos e possuir filiação partidária ativa.

ALRN ainda definirá regras da eleição indireta

As regras para a realização da eleição indireta, no entanto, ainda serão definidas pela Assembleia Legislativa. Os deputados estaduais devem começar a discutir, nesta semana, o formato do processo.

Um projeto de lei deverá ser apresentado pela Mesa Diretora, nos próximos dias, detalhando como se dará a eleição.

Antes de ser votado em plenário, o texto, em fase de elaboração pela Procuradoria da ALRN, deverá tramitar pelas comissões internas, onde poderá ser alterado pelos parlamentares.

Fonte: saibamais.jor.br

Veja ainda
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em alta