A primeira Feira Estipe de Verão acontece no próximo sábado (7), das 10h às 18h, no Duas Estúdio, em Ponta Negra, reunindo arte, brechós, produção gráfica, comida e música em uma proposta que articula economia criativa e arte contemporânea em Natal. Idealizada pelo Estipe, espaço independente voltado à experimentação e ao fortalecimento da cena artística local, a feira marca uma nova frente de atuação do projeto, ampliando o diálogo com públicos diversos e criando oportunidades de circulação e renda para artistas e produtores independentes.
Segundo membra fundadora Maria Sucar, a realização da feira era um desejo antigo do grupo. “A feira era um projeto que queríamos fazer desde o início do Estipe. O espaço Duas tem um histórico de feiras que foi muito relevante pro cenário cultural natalense por anos, então sabíamos que era possível utilizar o espaço dessa forma e que há o interesse da população nesse tipo de atividade. Decidimos finalmente botar pra frente e começar a construir esse projeto esse ano”, afirma em entrevista à Agência Saiba Mais.
A Feira Estipe de Verão reúne mais de 10 expositores, com produções que vão de bazares e brechós a artes gráficas e comida. O evento também contará com bar e DJ set pensado para criar um ambiente de convivência ao longo do dia.
A iniciativa dialoga com outras ações do Estipe, como os Ateliês Abertos e as leituras de portfólio, que priorizam o encontro, a troca e o fortalecimento coletivo. “A feira está bem direcionada em alguns dos nossos maiores objetivos enquanto projeto, que é conhecer outros artistas, utilizar o espaço para ampliar essas vozes e movimentar coletivamente o cenário. Sempre pensamos em como usar o espaço e o projeto para auxiliar de alguma forma a formação e difusão dos artistas de Natal e a feira com certeza traz não apenas a visibilidade, como o apoio financeiro”, explica Maria.
SAIBA+ Ateliê aberto fomenta produção artística contemporânea de Natal
Dentro do campo da arte contemporânea e da economia criativa, a feira surge como um ponto de aproximação entre linguagens e públicos. A proposta inicial é trabalhar com um formato mais tradicional de feira, mas com planos de expansão. “Começamos com a ideia de fazer uma feira em moldes mais tradicionais, para podermos nos estabelecer no imaginário. Como pretendemos fazer uma vez por mês, temos muitas ideias para expandir a feira em um ambiente de difusão não apenas de produtos, mas de ideias e habilidades”, aponta.
Apesar de o Estipe ser formado por artistas contemporâneos, o grupo reconhece os limites desse nicho na cidade e aposta na feira como ferramenta de mediação cultural. “Gostaríamos de utilizar a feira para aproximar um público mais geral para o espaço, oferecendo futuramente cursos, conversas e apresentações. É um espaço que busca ocupar essas duas áreas que por vezes dizem ser tão diferentes, a economia criativa e a arte contemporânea, justamente para conciliar nosso objetivo de difusão de ideias com o propósito de formação de público para essas ideias.”
A criação de espaços de circulação e venda é vista como estratégica em um contexto de precarização do trabalho artístico. “Os artistas natalenses são financeiramente desamparados. A maioria depende de editais de auxílio à cultura que, apesar de muito importantes, são demorados e não garantem dinheiro entrando na conta. Feiras como essa ajudam os artistas a encontrar formas independentes de fazer dinheiro com a própria arte”, ressalta Maria. A ideia é que, no futuro, algumas edições sejam direcionadas a formatos específicos, como feiras gráficas voltadas à produção contemporânea.
Aberta ao público, a Feira Estipe de Verão se propõe a ser um espaço de encontro, descoberta e apoio à produção local. “A expectativa é que a feira seja um momento descontraído para conhecer e apoiar artistas locais, atingindo também públicos não tão familiares com a arte contemporânea. A feira é para todo mundo, com diversos produtos e trabalhos à disposição, para passar um dia tranquilo recheado de arte e cultura”, finaliza Maria Sucar.
Serviço
Feira Estipe de Verão
Data: Sábado, 7 de fevereiro
Horário: das 10h às 18h
Local: Duas Estúdio
Endereço: Rua Praia de Diogo Lopes, 2197, Ponta Negra, Natal
SAIBA+
Diálogo e criação: leitura de portfólios com inscrições abertas para artistas visuais em Natal
Setembro de Segunda Mão: moda sustentável com brechós, criadores e ativistas
Fonte: saibamais.jor.br




