INTERNACIONAL – Guiana não vai abrir mão de nenhuma parte do território, diz presidente

Imagem: reprodução/rede Globo

O presidente da Guiana afirmou, em entrevista ao Jornal Nacional, que não abre mão de nenhuma parte do território reivindicado pela Venezuela. 

“Guiana. Nós somos os donos!”, afirma uma mulher. “É parte da Guiana”, diz um homem.

Se o referendo realizado na Venezuela tivesse sido feito na Guiana, o resultado teria sido claro: o povo do país e, principalmente o de Essequibo, não tem dúvida: Essequibo pertence à Guiana.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou que vai se reunir na quinta-feira (14) com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, para discutir a crise na região de Essequibo.

Essequibo é uma região em parte rural, com plantações de arroz, mas também com muita mineração e uma imensa floresta onde moram nove povos indígenas. A população fala inglês. Os únicos que foram ouvidos falando espanhol são povos indígenas nômades.

Mas a região é contestada desde o século XIX. Os venezuelanos afirmam que foi roubada pelos britânicos na hora de traçar as fronteiras. Neste domingo (10), o presidente guianês, Irfaan Ali, passou as tropas em revista. Ele disse que o Brasil pediu para atuar como intermediador da conversa da Guiana com a Venezuela.

Irfaan Ali afirmou que a Guiana é um país pacífico e que a única ambição é garantir suas fronteiras; que não tem dificuldade em se reunir com os vizinhos.

Nesta segunda-feira (11), o presidente de São Vicente e Granadina confirmou o encontro dos presidentes Nicolás Maduro e Irfaan Ali na quinta. O Brasil vai enviar um observador: o assessor para assuntos internacionais, Celso Amorim.

G1


Descubra mais sobre Portal RN Diário

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga-nos

Sponsor

spot_imgspot_img

Veja Tambem

Com chuvas intensas na capital, STTU alerta sobre áreas alagadas

Informações atualizadas às 21:05 Ponto de alagamento intransitável na avenida Cap Mor Gouveia x av Adolfo Gordo Ponto de alagamento intransitável na avenida Solange Nunes, próximo...

Comerciante premiado da Redinha é preso por tentar trabalhar na praia

Ronaldo Júnior, cuja família trabalhava em um dos boxes do Mercado Público da Redinha desde a geração de sua bisavó, chegou a ser detido...

Quatro baleias-piloto morrem após encalhe no Litoral Norte do RN

Baleias-piloto mortas em praia do Litoral Norte potiguar — Foto: PCCB/Uern O número de baleias-piloto que perderam a vida aumentou para quatro após um grupo...

Novas viaturas para a Guarda Municipal reforçam segurança de São Gonçalo do Amarante

Nesta segunda-feira (05), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante celebrou a chegada de dois novos veículos destinados à Guarda Municipal. Essa iniciativa é...

Minuto da Câmara

Descubra mais sobre Portal RN Diário

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading