Urna eletrônica será usada na votação deste domingo (Fabio Pozzebom/Agência Brasil)
O ex-presidente Jair Bolsonaro venceria o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva tanto no primeiro quanto no segundo turno das eleições, caso a disputa fosse realizada hoje. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgada nesta terça-feira, 18.
No primeiro turno, Bolsonaro lidera com 36% dos votos, enquanto Lula obtém 33,8%, um empate técnico dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Em seguida, aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 7,7% e o cantor Gusttavo Lima (Sem Partido), com 5,1%. A lista é completada pelos governadores Ronaldo Caiado (União), de Goiás, e Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, ambos com 2,7%, e Helder Barbalho (MDB), do Pará, com 1,1%.


A pesquisa foi realizada por meio de questionário estimulado, em que os entrevistados foram apresentados a uma lista de possíveis candidatos e escolheram seu preferido. O percentual de eleitores que afirmaram que votariam nulo, branco ou em nenhum dos candidatos soma 7,6%, enquanto os indecisos são 4,4%.
No segundo turno, Bolsonaro também sai vitorioso, com 45,1% dos votos, contra 40,2% de Lula. A vantagem de Bolsonaro neste cenário é superior à margem de erro da pesquisa. O total de votos nulos, brancos ou em nenhum dos candidatos é de 10,7%, e os indecisos somam 4%.
A pesquisa foi realizada entre 13 e 16 de fevereiro de 2025, com 2.010 entrevistas presenciais em todos os 26 estados e no Distrito Federal. O nível de confiança é de 95%.



