Estudantes da rede estadual alcançam bons resultados e disputam vagas no SISU

Com a abertura do SISU, os estudantes têm a oportunidade de escolher cursos e instituições de ensino superior – Foto: Márcia Elisa

Hoje (22) teve início mais uma edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU), plataforma utilizada por milhares de estudantes brasileiros para ingressarem em instituições de ensino superior públicas. Este ano, a abertura do SISU foi marcada por um importante destaque, o excelente desempenho dos estudantes da rede estadual de educação na nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Os resultados do ENEM, divulgados na última semana, revelaram um aumento significativo no desempenho dos estudantes da rede estadual, especialmente na prova de redação. Em todo o país, os participantes demonstraram boas habilidades na produção textual, o que se refletiu positivamente na pontuação geral.

Por meio das redes sociais de diversas instituições de ensino que formam a rede estadual, muitos foram os resultados divulgados, com notas que chegaram aos 980 pontos na redação, como a de Ana Beatriz Dionísio, da escola estadual Santos Dumont, pertencente da 2ª Diretoria Regional de Educação e Cultura, em Parnamirim. A estudante comemorou o resultado, fruto de dedicação e estudo. “Passei o meu ensino médio treinando milhares de redações, e finalmente ver que essa nota tinha se tornado realidade foi a minha maior felicidade, a conquista do ano. O resultado contribuiu muito com minha nota geral e será importante para buscar uma vaga na universidade”, disse a estudante. Entusiasta da área da saúde, Ana Beatriz buscará uma vaga no curso de Enfermagem.

Dentre os milhares de inscritos que realizaram o exame, os estudantes provenientes de escolas estaduais se destacaram não apenas pela qualidade da escrita, mas também pela capacidade de argumentação e domínio das competências exigidas na prova de redação do ENEM. Esse resultado ressalta não apenas o comprometimento dos estudantes, mas também o esforço e dedicação dos professores e gestores da rede estadual de educação.

A abertura do SISU, portanto, ocorre em um contexto de reconhecimento do mérito desses estudantes, que agora têm a oportunidade de concorrer a vagas em diversas instituições de ensino superior em todo o país. A boa nota de redação do ENEM não apenas amplia suas chances de ingresso, mas também destaca a qualidade do ensino oferecido pelas escolas estaduais.

A secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista, expressou seu orgulho pelo desempenho dos estudantes e destacou a importância de investir em políticas educacionais que promovam a qualidade do ensino público. “O resultado no ENEM é fruto de um trabalho conjunto, envolvendo professores dedicados, gestores comprometidos e, é claro, estudantes empenhados. Estamos no caminho certo, investindo na formação de cidadãos críticos e preparados para os desafios do ensino superior”, afirmou a titular da SEEC.

Com a abertura do SISU, os estudantes agora têm a oportunidade de escolher cursos e instituições de ensino superior que estejam alinhados com seus objetivos e aspirações. O desempenho excepcional na redação do ENEM certamente abrirá portas para esses jovens, consolidando a importância da educação pública de qualidade como um pilar fundamental para o desenvolvimento do país.

Cronograma

O SISU estará aberto para inscrições até o dia 25 de janeiro. É nesse período que os estudantes que realizaram o ENEM vão concorrer a 264.254 vagas em 127 instituições públicas, para o primeiro ou até para o segundo semestre de 2024, via Sistema de Seleção Unificada (SISU), o principal portão de entrada no ensino superior gratuito no Brasil.

O resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso. A matrícula dos selecionados deve ocorrer no período de 1º a 7 de fevereiro de 2024.

Uma novidade nesta edição é que o Sisu terá somente uma etapa de inscrição de candidatos às vagas nas instituições participantes para o ano. Serão ofertadas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024. Ingressar no segundo semestre leva em conta as vagas disponíveis e a ordem de classificação dos candidatos.

ASSECOM/RN


Descubra mais sobre Portal RN Diário

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Siga-nos

Sponsor

spot_imgspot_img

Veja Tambem

PDT do Rio Grande do Norte passa por transformações significativas sob liderança de Márcia Maia

No cenário político potiguar, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) está passando por uma fase de mudanças notáveis, especialmente com a ascensão de Márcia Maia...

Juventude Poderosa: O PDT de Natal/RN prestes a ocupar vaga na Câmara Municipal

No coração pulsante de Natal, uma revolução silenciosa está acontecendo. Uma juventude destemida, movida por ideais progressistas e uma vontade inabalável de mudança, está...

Câmara Municipal entrega Comenda Carlos Alberto de Sousa a 22 homenageados

Fotos: Verônica Macedo Em homenagem ao Dia do Jornalista, comemorado no último domingo (07), a Câmara Municipal de Natal realizou, nessa terça-feira (09), sessão solene...

Grande volume de chuvas leva Prefeitura a decretar estado de emergência em Natal

Decisão do decreto saiu da reunião do gabinete de crise sobre as fortes chuvas Em virtude do expressivo volume de chuvas acumulado nas últimas 24...

Bolsonaro exalta Musk, critica ministros de Lula e terceiriza ataques a Moraes

Foto: Reprodução/Youtube O ato em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Rio de Janeiro, neste domingo, 21, foi marcado por acusações de parcialidade contra...

Descubra mais sobre Portal RN Diário

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading