Agência de Fomento do RN recebeu honraria concedida pelo Movimento Nacional ODS no teatro Atheneu, em Aracaju, Sergipe.
A iniciativa “Seminário de Localização da Agenda 2030 – ODS/ONU”, da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte, foi premiada com o Selo ODS 2024 – Comemorativo aos 20 anos do Movimento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A honraria reconheceu a dedicação e colaboração na construção de um planeta ambientalmente sustentável, socialmente inclusivo e economicamente equitativo.
A solenidade foi realizada nessa quarta-feira (12), no Teatro Atheneu, em Aracaju-SE, e contou com a presença de representantes da Agenda 2030 – Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), Ministérios, bem como representantes Estaduais do Movimento Nacional ODS de todas as regiões do Brasil. Foram agraciadas pessoas e instituições do Sergipe, Ceará, Pernambuco, Roraima, Rio de Janeiro, Distrito Federal, além de projetos de amplitude nacional realizados por Senac, Sesc, Embrapa, dentre outros.
A prática premiada tem sido desenvolvida ao longo dos últimos meses e iniciou com a capacitação dos colaboradores da AGN-RN desde o setor operacional e de atendimento ao cliente até setores administrativos. Na segunda etapa, em parceria com prefeituras e salas do empreendedor, os seminários tem sido realizados sob o comando da especialista no tema, Socorro Almeida, junto aos agentes de desenvolvimento em todas as regiões do RN. O objetivo é capilarizar o conhecimento em torno dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para técnicos dos municípios associados ao programa de microcrédito da instituição, bem como, aos empreendedores do estado.
A diretora-presidente da AGN, Márcia Maia, recebeu a premiação ao lado da especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Socorro Almeida. Para Márcia, a meta é colaborar de maneira efetiva, contínua e estruturada na construção de uma sociedade conectada com ODS, e dentro da Agência de Fomento, realizar ações internas e promover esse conhecimento junto aos colaboradores, parceiros e empreendedores é fundamental.
“Vivemos um momento em que se torna mais que urgente uma ação coordenada da sociedade para que possamos evitar que nosso planeta chegue ao ponto de não-retorno, a partir do qual a vida na terra se tornará cada vez mais difícil. Por isso, realizar uma ação efetiva voltada à disseminação desse conhecimento internamente e também junto aos nossos públicos de interesse é fundamental para constituir uma grande corrente em favor do futuro “, destaca Márcia Maia.
AGN e os ODS
Atualmente, a Agência de Fomento do RN contempla de maneira direta por meio dos seus produtos de crédito, ao menos 11 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Erradicação da Pobreza, Fome Zero e Agricultura Sustentável, Igualdade de Gênero, Energia Limpa e Acessível, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produção Responsáveis e Ação contra a Mudança Global do Clima estão entre os objetivos mirados pela instituição financeira de desenvolvimento.
A atuação conjunta entre setor privado tem papel essencial na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, pactuados pela União das Nações Unidas (ONU) em 2015 e seus 193 países membros. A missão de construir bases sólidas para o crescimento sustentável global a partir do alcance de metas até 2030 passa pelo compromisso do setor produtivo em defender essa bandeira.
Para auxiliar em caráter regional essa rede internacional de catalisadores do desenvolvimento sustentável, a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN-RN) tem operado linhas de crédito e criado outras que tem impulsionado diversos setores no estado conectados com os ODS.
A AGN alcançou entre 2019 e 2023 a marca de R$ 141 milhões financiados, cerca de 28,9 mil empreendedores atendidos, aproximadamente 45 mil empregos gerados/mantidos e mais de 100 mil pessoas impactadas diretamente por meio das linhas de crédito que, ao todo, contemplam 11 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.