sábado, setembro 7, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioInternacionalFuracão Beryl destrói 90% das casas de ilha do Caribe

Furacão Beryl destrói 90% das casas de ilha do Caribe

Fenômeno é o primeiro na categoria 5 a atingir o Caribe em um mês de junho. Furacão ganhou intensidade em pouco tempo e, após deixar seis mortos, se aproxima da Jamaica.

O furacão Beryl, que tocou o solo na segunda-feira (1º) com força inédita para esta época do ano, já passou por mais de dez ilhas e países no sudeste do Caribe. Mas atingiu de maneira especialmente forte São Vicente e Granadinas.

Em uma das ilhas do país, específicamente, o Beryl deixou seu maior rastro até agora: 90% das casas da Ilha de União foram destruídas com a passagem do furacão, de acordo com o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonçalves.

Uma pessoa morreu na ilha, e há moradores desaparecidos, afirmou o primeiro-ministro.

A Ilha da União fica no arquipélago de Granadinas, cadeia de ilhas pequenas que compõe o território do país, junto da ilha maior, de São Vicente.

Segundo Gonçalves, quase a totalidade das casas da Ilha de União foram “severamente danificadas ou destruídas”.

“O furacão veio e se foi e deixou em seu rastro uma imensa destruição”, disse o premiê.

Desde que tocou o solo, em uma ilha de Granada, país no sudeste do Caribe, na segunda-feira (1º), o furacão já deixou sete mortos: um em São Vicente e Granadinas, três na Venezuela e três em Granada, segundo autoridades locais.

Em Granada, país caribenho onde o furacão Beryl tocou o solo, duas das três ilhas que compõem o país estão em situação “semelhante ao Armagedom”, afirmou o primeiro-ministro, Dickon Mitchell.

Segundo Mitchell, as ilhas mais afetadas foram as de Carriacou e Petite Martinique, onde estradas estão incomunicáveis e a destruição foi quase total.

“Não há energia. Há uma destruição quase completa de casas e edifícios”, disse ele, citando estradas intransitáveis devido à queda de linhas de energia e à destruição de postos de combustível que prejudicam o abastecimento.
Três das sete mortes provocadas pela passagem do Beryl no Caribe ocorreram em Granada.

G1


Descubra mais sobre Portal RN Diário

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Descubra mais sobre Portal RN Diário

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading