Natal (RN) – Em uma ação inovadora no setor de reciclagem, as iniciativas Recinfo, BrasTubos e ReciclaRN uniram forças para fortalecer o trabalho dos catadores de recicláveis no Rio Grande do Norte. O projeto tem como foco principal a profissionalização dos captadores de reciclados, oferecendo apoio para que eles possam se formalizar como Microempreendedores Individuais (MEI).
Além da formalização, a parceria também viabiliza o acesso a linhas de crédito especialmente desenvolvidas para esse público. Por meio de articulação com a agência DesenvolveRN, os catadores agora têm a oportunidade de obter capital de giro para expandir suas atividades e melhorar a comercialização dos recicláveis.

Um dos grandes diferenciais da iniciativa é a possibilidade de crédito com juros zero para aqueles que mantêm o pagamento das parcelas em dia. Isso permite não só maior autonomia financeira, mas também aumento nos lucros e melhores condições de trabalho para quem atua na base da cadeia da reciclagem.
Segundo os organizadores, a ação representa um passo importante para transformar a realidade de muitos trabalhadores informais, promovendo inclusão social e desenvolvimento sustentável no estado.




