A Prefeitura do Natal pediu oficialmente ao Governo do Rio Grande do Norte para assumir a gestão de três vias estaduais que cortam a cidade: as avenidas João Medeiros Filho e Roberto Freire, além da Via Costeira. A alegação é que as vias têm problemas recorrentes não resolvidos pelo Governo do Estado.
O pedido foi feito através de ofício assinado pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos) encaminhado à governadora Fátima Bezerra (PT) e à diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Natécia Nunes.“Visando corroborar em sanar com a problemática em tela, faço uso deste Expediente no sentido de requerer a absorção dos trechos rodoviários acima elencados, com a devida municipalização dos mesmos, passando a conservação e a operação da via a ser de responsabilidade deste Município, o que poderá ser perfectibilizada por meio deste Convênio”, escreveu Álvaro Dias.Segundo a prefeitura, o ofício foi enviado em 9 de janeiro deste ano. A gestão municipal diz que até agora não recebeu resposta oficial do governo.Procurado, o DER não se manifestou.
Problemas na João Medeiros
Motoristas que trafegam pela Avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal, estão sofrendo com alagamentos e buracos na via. A situação se agravou nas últimas semanas, quando as águas do Rio Doce invadiram a pista, causando a interdição parcial da avenida. Para completar, a água empoçada esconde os buracos.Uma das faixas no sentido praia da Redinha ficou praticamente intransitável, com motoristas se concentrando apenas na outra faixa para passar – o que deixa o trecho mais congestionado nos horários de pico.Na semana passada, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que começou a drenar a água empoçada. Isso é necessário antes da recomposição do asfalto. O órgão realiza ainda o fechamento de buracos com material para absorver a umidade, de maneira que permita o uso do asfalto em seguida.O DER disse ter solicitado a atuação da Polícia Estadual de Trânsito no local, organizando o fluxo até que o problema seja solucionado.