spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, julho 27, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Estado Potiguar terá 222 obras em 120 municípios no PAC Seleções

Share

O Rio Grande do Norte vai receber investimentos do governo federal para realizar 222 obras, espalhadas em 120 municípios do estado. A medida faz parte do Novo PAC Seleções e foi anunciada na manhã desta quinta-feira (07) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante solenidade em Brasília que contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT). A expectativa é que os benefícios alcancem mais de 2,9 milhões de potiguares nas áreas de saúde, educação, cultura e esporte.

O Novo PAC é um programa de investimentos coordenado pelo governo federal, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais. O programa está organizado em Medidas Institucionais e nove Eixos de Investimento.

A maior parte dos investimentos pro RN estão ligados à educação. Das 222 obras, 134 fazem parte deste grupo. São, por exemplo, 24 escolas em tempo integral, 41 creches e escolas de educação infantil, e mais 69 equipamentos para transporte escolar.

Mas há também investimentos em cinco CEUs de Cultura, equipamentos públicos de uso cultural e caráter comunitário. As unidades são compostas por espaços para expressão corporal e atividade física, arte e educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades interrelacionadas à cultura.

Para a saúde, o estado ainda deve receber aporte financeiro para 42 Unidades Básicas de Saúde​(UBS) em 34 cidades, novas ambulâncias, Centros de Atenção Psicossocial​ (CAPS) e mais.

Em todo o país, foram selecionados 6.778 obras e equipamentos nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando 59% dos municípios brasileiros. As seleções priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade, conforme divulgado no lançamento do programa. Os investimentos somam R$ 23 bilhões.

“Tudo isso é pensando na população de todas as cidades brasileiras, no acesso a direitos essenciais como educação, saúde, mobilidade. O que está em discussão aqui é cidadania, direitos, é a melhoria de vida das pessoas”, classificou a governadora Fátima Bezerra (PT), durante a solenidade em Brasília junto a Lula (PT) e outras autoridades na apresentação dos números do programa.


Descubra mais sobre Portal RN Diário

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Read more

Local News

Descubra mais sobre Portal RN Diário

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading