25.1 C
Natal
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDiversosSAÚDE - Hemoce reduz prazo para doação de sangue de pessoas com...

SAÚDE – Hemoce reduz prazo para doação de sangue de pessoas com tatuagens. RN deverá seguir padrão

Foto: Reprodução


Desde agosto, os voluntários que possuem tatuagens têm a oportunidade de se candidatar à doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) após seis meses da realização do procedimento. Anteriormente, os indivíduos tatuados precisavam aguardar um período de 12 meses para contribuir com esse ato de solidariedade nas instalações vinculadas à Secretaria da Saúde do Ceará. Especialistas médicos consultados pelo BLOGODOBG sugerem que o Rio Grande do Norte provavelmente adotará essa mesma abordagem.

Essas novas diretrizes também se estendem às técnicas de micropigmentação e maquiagem definitiva. Além disso, uma mudança adicional que entra em vigor está relacionada a procedimentos estéticos. Indivíduos que se submeteram a botox, preenchimento ou utilizaram enzimas agora podem realizar doações após um intervalo de 15 dias.

“A adoção dos novos critérios segue a portaria de consolidação do Ministério da Saúde que orienta todo o processo da doação e transfusão de sangue no Brasil. Após discussões e estudos, realizamos uma consulta junto ao MS sobre as possibilidades de alguns procedimentos que acontecem na nossa população, e de acordo com a orientação decidimos adotar os seis meses para tatuagem e 15 dias para botox. O nosso entendimento é que atualmente esses procedimentos são feitos de uma maneira mais segura. A alteração não modifica a segurança dos candidatos à doação e receptores de transfusão”, explica Franklin Cândido, diretor de hemoterapia do Hemoce.

POSTAGENS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

Mais popular

Descubra mais sobre Portal RN Diário

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading