26.1 C
Natal
domingo, fevereiro 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDiversosSAÚDE - Natal é a capital do Nordeste com maior número de...

SAÚDE – Natal é a capital do Nordeste com maior número de adultos diagnosticados com depressão

A depressão, um transtorno global frequentemente estigmatizado, é atravessada por diversos fatores e afeta mais de 300 milhões de pessoas globalmente, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). No estado do Rio Grande do Norte, em 2023, Natal registrou uma taxa significativa de adultos diagnosticados com depressão, atingindo 13,2%, o maior percentual entre todas as capitais nordestinas, empatado com Fortaleza, no Ceará.

Esses dados extraídos da pesquisa Vigitel 2023, do Ministério da Saúde, indicando um aumento nos diagnósticos da doença. Comparado a 2021, Natal experimentou um crescimento de 1,4% nos casos diagnosticados, alcançando 11,8% naquele ano.

A pesquisa revela que, em 2023, as mulheres representavam 17,3% dos casos de depressão, enquanto os homens respondiam por 8,5%. Sarah Oliveira, preceptora psicóloga do Instituto Santos Dumont (ISD), destaca que diversos fatores, como contextuais, sociais, econômicos e de conscientização, contribuem para o aumento dos diagnósticos.

Ela ressalta que, apesar do impacto dos números, o aumento pode ser interpretado como um sinal de que mais pessoas estão procurando ajuda, especialmente durante a pandemia, quando a conscientização sobre saúde mental foi amplamente discutida.

Sarah acrescenta que a ausência de uma rede de apoio, qualidade de vida e o adoecimento crônico são fatores que aumentam a probabilidade de desenvolver uma doença mental. No entanto, ela destaca que barreiras no acesso à rede de atenção psicossocial, devido à alta demanda de pacientes, representam um desafio significativo, levando a subnotificações de diagnósticos.

Apesar das barreiras, a psicóloga enfatiza a importância da rede de apoio, destacando que a divulgação de informações sobre a depressão e as opções de tratamento no círculo social é crucial para desmitificar a doença. Janeiro Branco, uma campanha de conscientização sobre saúde mental, reforça a quebra de estigmas e o incentivo ao diálogo.

O Instituto Santos Dumont (ISD), uma Organização Social vinculada ao MEC, desempenha um papel vital na promoção da educação para a vida, através de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a transformação da realidade social brasileira.

POSTAGENS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Advertisment -spot_img

Mais popular

Descubra mais sobre Portal RN Diário

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading