26.1 C
Natal
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioBrasilVW cria Virtus conversível para Lula repetir foto de 1959 com JK...

VW cria Virtus conversível para Lula repetir foto de 1959 com JK e Fusca

A Volkswagen aproveitou a cerimônia do anúncio de ampliação seu atual ciclo de investimentos no Brasil, na tarde desta sexta-feira, para continuar uma tradição que começou em 1959: transformou um carro em conversível para o Presidente da República circular pela fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). 

Desta vez, transformaram um Volkswagen Virtus Exclusive em conversível. O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, circularam pela fábrica no carro, com o CEO da VW do Brasil, Ciro Possobom, ao volante. 

(Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Fotos semelhantes são feitas na fábrica da Anchieta desde sua inauguração, em 1959. Na ocasião, o então presidente, Juscelino Kubitschek e o governador Carvalho Pinto desfilaram pela fábrica em um Fusca conversível com o presidente da Volkswagen no Brasil, Wilhelm Shultz-Wenk, ao volante e o presidente do grupo Volkswagen, Henrich Nordhoff, no carona.

Juscelino Kubitschek acenando num Fusca conversível, conduzido por Henrich Nordhoff, presidente do grupo Volkswagen, no banco de passageiros, e Wilhelm Shultz-Wenk, presidente da Volkswagen no Brasil, ao volante (Volkswagen/Divulgação)

Em agosto de 1993, Itamar Franco reinaugurou a linha de montagem do Fusca na mesma fábrica. Na cerimônia, Itamar usou um Fusca conversível, feito especialmente para a ocasião.

Fusca transformado em conversível para o relançamento do Fusca, em 1993 (Memorial da República Presidente Itamar Franco/Divulgação)

Dez anos depois, em 2003, o presidente Lula e o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, visitaram a Volkswagen do Brasil no ABC paulista e participaram de uma cerimônia que marcou os 50 anos da fábrica no país. Lula visitou a linha de produção do Polo e, durante a visita, ambos reeditaram a mesma foto histórica.

Lula e Alckmin na cerimônia de 50 anos da fábrica da Anchieta, em 2003 (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Os dois se encontraram em situação semelhante em 2005, na cerimônia de comemoração de 15 milhões de veículos produzidos pela fábrica. Desta vez, o carro era um VW Fox conversível, que foi dirigido pelo então presidente da VW do Brasil, Hans Christian.

Volkswagen Fox conversível criado em 2005 para a comemoração dos 15 milhões de carros fabricados pela VW no Brasil (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Quanto ao VW Virtus Conversível, não se trata de um dos 18 carros que a fabricante lançará no Brasil até 2028. É uma customização especial feita especialmente para o evento. O carro foi autografado e integrará o acervo histórico da fabricante, assim como alguns dos conversíveis criados para ocasiões semelhantes.

Quatro Rodas

POSTAGENS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

Mais popular

Descubra mais sobre Portal RN Diário

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading