More
    spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

    As cores e sabores de Guamaré: projeto incentiva culinária local

    8.645 Seguidores
    Seguir
    spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

    A cidade de Guamaré, localizada a quase três horas de Natal (RN), foi palco de um curso de Gastronomia voltado para a valorização da culinária local. O Projeto Vale Sustentável reuniu marisqueiras, pescadores e membros da comunidade em uma semana de aprendizado, troca de saberes e muito sabor. A formação, que ocorreu entre os dias 1º e 5 de dezembro, foi conduzida pelo chef Johelber Moraes, que ensinou 17 receitas, combinando técnicas profissionais com o afeto e a tradição da cozinha potiguar.

    Ao longo dos cinco dias, os participantes vivenciaram práticas que incluíram desde pratos regionais até preparações clássicas da gastronomia brasileira. Entre as receitas trabalhadas estavam: feijoada de Frutos do Mar; Arroz de Siri; Farofa de Banana da Terra; Torta Portuguesa; Espaguete alho e óleo; Frango recheado com camarão; Coxinha de frango; Empadão de camarão; Mousse salgado de camarão; Folhados de frango; Pão de queijo do reino; Torta de morango; Torta de abacaxi; Bolo de café da tarde; Rocambole de beijinho; Bolo de chocolate com cocada mole e Bolo de batata.

    Gostei bastante do curso, aprendi algumas técnicas novas e a fazer coxinha. Vou aplicar nas minhas receitas, gostaria que viesse outras cursos aqui para a comunidade”, conta Fabiana Nazario, marisqueira, de 44 anos.

    “Cada ingrediente carrega uma história, e ver esses sabores tradicionais ganhando novas técnicas é gratificante. Este curso foi uma troca — eu ensinei, mas também aprendi muito com o talento e a dedicação das mulheres e homens do mar de Guamaré”, explica o chef Johelber Moraes.

    O Projeto Vale Sustentável é executado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA) e conta com parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A proposta é valorizar a cultura alimentar local, a qualificação profissional e a geração de oportunidades para quem vive da pesca, da mariscagem e do trabalho comunitário.

    Fonte: saibamais.jor.br

    spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

    Veja tambem

    spot_imgspot_img

    Related articles

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    spot_imgspot_img