Mantenha-se Conectado!

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Atualizações

Diagnóstico inédito mapeia violência sexual online

Diagnóstico inédito mapeia violência sexual online

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e execução da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), lançou o Diagnóstico da Violência Sexual Online contra Crianças e Adolescentes. A pesquisa é coordenada pelo Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência (OBIJUV/UFRN) e oferece um panorama inédito sobre esse tipo de crime no país.

Leia também:
Lei Felca: Lula sanciona estatuto que protege crianças e adolescentes na internet

O estudo reuniu dados de literatura científica, legislação nacional e internacional, iniciativas governamentais e da sociedade civil, além de entrevistas com especialistas. A análise está estruturada em seis domínios: políticas públicas e governança, justiça criminal, priorização da vítima, responsabilidade da sociedade, responsabilidade do mundo corporativo e atuação da mídia e comunicação.

Entre os principais achados, o relatório aponta:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
  • Crescimento alarmante dos casos de violência sexual online;

  • Ausência de tipificação legal para práticas como extorsão e estupro virtual;

  • Baixa integração entre órgãos do Sistema de Justiça;

  • Necessidade de fortalecer canais de denúncia e acolhimento às vítimas;

  • Boas práticas nacionais e internacionais que podem ser replicadas;

  • Recomendação de atualização da legislação, maior responsabilização das plataformas digitais, capacitação de profissionais e ampliação de políticas de proteção.

Para a coordenadora técnica do projeto, Ilana Lemos de Paiva, “o diagnóstico é um chamado para que Estado, sociedade e setor privado atuem de forma integrada, garantindo que crianças e adolescentes tenham um ambiente digital seguro, livre de abusos e exploração sexual.”

O relatório completo e os produtos da pesquisa estão disponíveis no portal da Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (ENDICA) e devem subsidiar ações de prevenção, investigação, responsabilização de agressores e apoio às vítimas em todo o país.

Fonte: Ponta Negra News

portal

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Enem 2025: RN tem mais de 113 mil inscritos confirmados

Atualizações

Enem 2025: RN tem mais de 113 mil inscritos confirmados

Número de estudantes no exame é 10,9% superior aos inscritos de 2024. Provas desta edição do Enem tem data marcada

Incêndio atinge barracas de alimentação e deixa 4 feridos em festival gospel

Atualizações Cotidiano

Incêndio atinge barracas de alimentação e deixa 4 feridos em festival gospel

Caso aconteceu na noite desta sexta-feira (25) durante shows do Festival Sal e Luz em Mossoró, no Rio Grande do