More
    spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

    General tio de ex-vice-prefeita de Mossoró começa a cumprir pena por trama golpista

    8.645 Seguidores
    Seguir
    spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (25) o início do cumprimento das penas impostas a condenados do Núcleo 1 da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado. O grupo é formado pelo ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e por ex-integrantes do primeiro escalão de seu governo. Um desses nomes é o do general Paulo Sérgio Nogueira, tio da ex-vice-prefeita de Mossoró, Nayara Gadêlha (PL).

    Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira atuou como ministro da Defesa do governo de Jair Bolsonaro de abril a dezembro de 2022 e também comandou o Exército entre 2021 e 2022. Ele foi sentenciado a 19 anos, em regime inicial fechado, e está custodiado no Comando Militar do Planalto.

    Os outros integrantes do chamado Núcleo 1 da tentativa de golpe, além de Bolsonaro e Nogueira, são:

    – O deputado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);

    – Almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;

    – Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF;

    – General Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); 

    – Tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro (réu-colaborador); 

    – General da reserva Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa.

    Natural de Iguatu (CE), Paulo Sérgio Nogueira carrega ligação com o Rio Grande do Norte por ser irmão do odontólogo Francisco Adolfo e tio de Nayara Gadêlha. No último sábado (22), a cirurgiã-dentista de 36 anos homenageou o general no Instagram, e afirmou que “tio Paulo [é] um homem que sempre honrou sua farda, sua família e o Brasil”. A postagem foi repercutida por bolsonaristas. Nesta quarta (26), por exemplo, o líder da oposição na Câmara, Tenente-Coronel Zucco (PL-RS), escreveu que “essa injustiça será corrigida”. Ele disse ainda que “o senhor pode ter certeza que Deus está no comando e vamos reverter esse mal que assola o Brasil”.

    Nayara Gadêlha foi eleita em 2016 vice-prefeita de Mossoró na gestão de Rosalba Ciarlini. Em 2020, foi preterida na chapa de reeleição da ex-prefeita, que acabou derrotada por Allyson Bezerra. 

    Gadêlha voltou aos holofotes políticos no ano passado ao concorrer novamente a vice, desta vez na chapa de Genivan Vale (PL). Terminou a disputa em terceiro lugar, com 7,6% dos votos. 

    Apoiadora do bolsonarismo, Nayara chegou a visitar o ex-presidente no Palácio da Alvorada, em 2022. Também esteve com Bolsonaro em mais de uma oportunidade — a última, ao menos publicamente, foi em agosto do ano passado, quando Bolsonaro visitou Mossoró em atividade de apoio à chapa Genivan-Nayara. Ela também foi secretária do PL Mossoró até 26 de outubro deste ano, quando a vigência da direção partidária encerrou e ainda não foi renovada até o momento, segundo registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Saiba Mais

    Ex-vice-prefeita de Mossoró exalta tio, condenado junto com Bolsonaro

    Fonte: saibamais.jor.br

    spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

    Veja tambem

    spot_imgspot_img

    Related articles

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    spot_imgspot_img