Mantenha-se Conectado!

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Atualizações

MEJC realiza mutirão Outubro Rosa com 300 atendimentos

MEJC realiza mutirão Outubro Rosa com 300 atendimentos

Em sintonia com a campanha nacional Outubro Rosa, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN/Ebserh) realiza uma programação voltada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. As atividades começam no dia 9 de outubro, às 7h30, com a reunião científica Aspectos Gerais do Câncer de Mama, e se encerram no dia 15 de outubro, com um mutirão de atendimentos, incluindo exames preventivos, palestras educativas, rodas de conversa e orientações sobre hábitos saudáveis. A expectativa é atender cerca de 300 mulheres.

Leia também:
Outubro Rosa: Natal oferece mamografia gratuita no bairro Tirol

Segundo Samuel Nobrega de Aquino, chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem da MEJC-UFRN, o objetivo da campanha é reforçar a importância do autocuidado e do acompanhamento médico regular, ampliando o acesso à informação e aos serviços de saúde para reduzir os índices da doença.

O mutirão é destinado a mulheres a partir dos 40 anos, residentes em qualquer município do Rio Grande do Norte. Para participar, é necessário pré-agendamento pelo WhatsApp: (84) 99689-3735. No dia do atendimento, as pacientes devem levar RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de endereço e, se disponíveis, exames anteriores, como mamografias, ultrassonografias mamárias, punções ou biópsias.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Além dos atendimentos, a campanha contará com ações educativas sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama, incluindo palestras, rodas de conversa e materiais informativos. A médica Uianê da Câmara Pinto Azevedo destaca que os temas abordados incluem autoexame das mamas, mamografia, fatores de risco e hábitos saudáveis, bem como sinais de alerta como alterações na pele, secreção no mamilo, caroços e linfonodos inchados.

“O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, permite tratamentos menos agressivos e melhora a qualidade de vida das pacientes”, explica Uianê Azevedo. A campanha também reforça a importância de tratamento personalizado, garantindo maior eficácia e menor impacto na saúde geral.

Como parte da mobilização, a MEJC irá iluminar suas fachadas em rosa e promover ações digitais nas redes sociais e nos canais internos, com vídeos educativos e depoimentos de profissionais e pacientes sobre prevenção e cuidado com a saúde da mulher.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Fonte: Ponta Negra News

portal

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Enem 2025: RN tem mais de 113 mil inscritos confirmados

Atualizações

Enem 2025: RN tem mais de 113 mil inscritos confirmados

Número de estudantes no exame é 10,9% superior aos inscritos de 2024. Provas desta edição do Enem tem data marcada

Incêndio atinge barracas de alimentação e deixa 4 feridos em festival gospel

Atualizações Cotidiano

Incêndio atinge barracas de alimentação e deixa 4 feridos em festival gospel

Caso aconteceu na noite desta sexta-feira (25) durante shows do Festival Sal e Luz em Mossoró, no Rio Grande do