More
    spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

    MST doa 1,5 tonelada de alimentos a atingidos por alagamentos em Natal

    8.645 Seguidores
    Seguir
    spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

    O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou uma ação solidária na noite desta quinta-feira (12) com a distribuição de 1,5 tonelada de alimentos às famílias vítimas dos alagamentos na região da lagoa de captação Jardim Primavera, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte de Natal. A ação foi feita em parceria com o mandato da deputada federal Natália Bonavides (PT). 

    “Nós levamos aqui de Ceará-mirim uma tonelada e meia de produtos dos nossos acampamentos e assentamentos, e aí dentre esses produtos estava banana, macaxeira, coco e goma de tapioca. E aí além dessa tonelada e meia de produtos, foi distribuído também um sopão solidário para as famílias”, explica Morgana Souza, da coordenação do MST.

    Além disso, na manhã desta sexta (13), estava previsto também o fornecimento de cuscuz para o café da manhã dos atingidos.

    “Essa é uma das ações que o MST tem realizado em todo o país, em cidades, em locais que têm sido atingidos pelas enchentes, alagamentos, tanto a partir da crise climática que a gente tem vivido, como também da falta de assistência, de planejamento dentro das cidades”, afirma a militante do movimento.

    Foto: Mattheus Corpo

    O MST ainda prevê, por meio do projeto Mãos Solidárias, dar continuidade às atividades e ações solidárias enquanto as famílias estiverem precisando. 

    De acordo com a Prefeitura de Natal, 160 famílias ficaram desalojadas após o transbordamento da lagoa de captação do Jardim Primavera. No dia anterior, quarta-feira (11), o prefeito Paulinho Freire (União) havia reconhecido que os alagamentos na região são “culpa da Prefeitura”. 

    Saiba Mais: “A culpa é da Prefeitura”, reconhece prefeito de Natal sobre alagamentos na Zona Norte

    A ação na Zona Norte também motivou críticas do prefeito da capital. Em vídeo publicado nas redes sociais, gravado dentro de um estúdio, ele criticou a deputada Natália Bonavides e a acusou de fazer “proselitismo político” por ajudar as vítimas dos alagamentos na Zona Norte de Natal. Em resposta, a parlamentar disse que o prefeito “deveria se concentrar em trabalhar para resolver o problema dos alagamentos”.

    “Em vez de gastar energia para atacar quem está tentando ajudar, o prefeito deveria se concentrar em trabalhar para resolver o problema dos alagamentos. As pessoas que tiveram suas casas invadidas pela água não pode mais esperar, a situação é urgente”, disse Natália.

    Saiba Mais: Natália rebate prefeito de Natal e cobra solução para alagamentos

    Nesta quarta, a Prefeitura realizou uma coletiva de imprensa, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, para apresentar um balanço das ações de apoio às famílias afetadas pelas chuvas. Segundo a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), cerca de 437 famílias e pessoas já receberam atendimento.

    Durante o período, a Prefeitura afirmou que distribuiu mais de 1.500 refeições prontas e entregou 430 cestas básicas às famílias afetadas tanto no Jardim Primavera quanto nas Rocas. Para centralizar o atendimento, foi instalada uma unidade de acolhimento na Escola Municipal José de Andrade Frazão, que funciona como ponto de referência para escuta, orientação e encaminhamento aos serviços públicos.

    No campo jurídico, a Procuradoria-Geral do Município informou que busca junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, através do Núcleo Interinstitucional de Solução de Demandas Estruturais ,a celebração de acordos para indenização célere de moradores que comprovadamente sofreram danos materiais. A iniciativa busca evitar a judicialização em massa e garantir respostas mais rápidas às famílias afetadas, aliando responsabilidade fiscal à sensibilidade social no atendimento às vítimas das chuvas.

    Obra na Zona Norte

    Um dos fatores que contribuíram para o extravasamento da lagoa do Jardim Primavera é a obra da Rua José Luiz da Silva. A intervenção segue em andamento, com previsão de conclusão para o mês de abril. 

    A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra) informou que trabalha em uma operação para solucionar o problema de escoamento da lagoa do Jardim Primavera, com escavações na Rua José Luiz da Silva para recuperar e ampliar uma tubulação danificada localizada a nove metros de profundidade, permitindo o escoamento mais rápido da água e evitando novos transbordamentos.

    Já a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) informou que o monitoramento das áreas de risco segue sendo realizado de forma contínua pela pasta. O acompanhamento inclui todas as lagoas com risco potencial e, no Jardim Primavera, as equipes já iniciaram as vistorias nas residências onde o nível da água baixou, permitindo a entrada segura dos técnicos.

    Fonte: saibamais.jor.br

    spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

    Veja tambem

    spot_imgspot_img

    Related articles

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    spot_imgspot_img