Mantenha-se Conectado!

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Autoral Cidades Meio Ambiente Parnamirim

Ônibus elétrico entra na fase de testes em Parnamirim

Ônibus elétrico entra na fase de testes em Parnamirim

O Governo do Estado autorizou a empresa Trampolim da Vitória a iniciar testes com ônibus elétricos em suas linhas intermunicipais. A fase de testes começa nesta terça-feira (14) e deve durar cerca de um mês. A parceria com o governo, através do DER-RN (Departamento de Estradas de Rodovias), também conta com apoio técnico na coleta e análise de dados e suporte à infraestrutura elétrica necessária.

“Esses testes são importantes para avaliação técnica e operacional na região, para sabermos como se dá seu funcionamento. Isso tudo rumo à sustentabilidade, garantindo uma mobilidade mais limpa, com redução da emissão de gases poluentes”, explica Natécia Nunes, diretora de Obras e Operações do DER-RN. O ônibus elétrico, que possui Wi-Fi gratuito, ar condicionado, acessibilidade e entrada USB para carregamento de celular, já iniciou sua fase de testes percorrendo a Linha A de Parnamirim até Natal. Porém, segundo Almir Buonora, diretor da empresa Trampolim da Vitória, a proposta é que circule em todas as linhas, além de Parnamirim, incluindo São Gonçalo do Amarante, Macaíba, São José e Pirangi – a Grande Natal. Vale salientar que, ainda segundo Buonora, a tarifa a ser cobrada será a mesma, inclusive com a gratuidade para o idoso e às pessoas com deficiência. O diretor da empresa disse ainda que o ônibus elétrico irá rodar entre um horário e outro, sendo acrescentado como um carro extra. O horário dos ônibus que já estão circulando seguirá normalmente, sem alterações.

“A fase de testes ocorre para que possamos dados, saber as dificuldades de colher todas as áreas. Porque esse é um carro diferente, que tem algumas características diferentes. Então precisamos das informações para passar ao DER, para fazer um estudo técnico de previsões para que possamos saber se esse carro é adequado, ou se é um outro tipo de carro que é adequado”, explica o diretor da empresa. Segundo Buonora, o ônibus deve rodar até 15 ou 20 de fevereiro, e a apresentação do estudo técnico deve ser concluída no final de março.

“Será feita a apresentação dos resultados do consumo, da avaliação da população, e da estrutura rodoviária também, além da estrutura de carregamento. Porque a partir disso teremos as definições para o planejamento do transporte metropolitano.

Nós estamos dando pontapé inicial numa mudança de conceito do transporte coletivo na região metropolitana.”, conclui. Outra inovação é que a motorista Eduarda Lima será a primeira mulher do Norte e Nordeste a dirigir um ônibus elétrico. São dois motoristas que receberam treinamento específico para dirigir o ônibus. O carro possui assento pneumático regulado a ar, conduzindo os impactos da cabine, se adequando ao peso da condutora, e protegendo sua coluna lombar. Sobre o Ônibus elétrico O veículo é da marca Ankai, modelo OE-8|Mini, e conta com motor Dana MD100F-E 100% Elétrico. O ônibus possui potência de 272CV e torque máximo de 255,1 kgfm. Sua bateria CATL LiFeP04 gera autonomia de 210 KM até 350 KM, oferecendo uma condução suave e sustentável para o meio ambiente.

O ônibus tem 8,75m de comprimento, dispõe de 20 assentos, suspensão a ar, ar condicionado, tomada USB e elevador tipo rampa – comodidade mais acessibilidade para os clientes. O veículo demonstra conforto e segurança para o motorista e os passageiros.

portal

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Parnamirim

Professora Nilda recorrerá ao TRE por acusação de Propaganda Eleitoral antecipada

Em nota oficial divulgada à imprensa, a professora Nilda reafirmou seu compromisso com a transparência e a legalidade durante sua
Eleições 2024 Parnamirim

Alta rejeição a Taveira torna ainda mais difícil a pré-campanha de Salatiel Descondenado de Souza

Não está fácil a pré-campanha de Salatiel Descondenado de Souza, que permanece estagnado em Parnamirim.Dois fatores pesam negativamente contra o