O bloco Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens vai ganhar as ruas do bairro de Ponta Negra, em Natal, neste sábado de Carnaval, dia 14. A folia se concentra na largo Cláudio Porpino (Praça dos Gringos) às 16h com o carnaval infantil Poetinhas e às 18h inicia o percurso com Banda de Frevo até o Praia Shopping.
Na concentração, a animação começa com Diogo das Virgens, com participação do Folia de Rua, grupos de Brincantes, Pernaltas, Boi de Reis, o Mateus, a Caterina e o Birico. Haverá também o Jaraguá e 13 burrinhas dançantes.
Às 17h30 entram em cena os tradicionais bonecos gigantes e o Frevo do Xico para comandar o hino do bloco com Diogo e, em seguida, o desfile toma conta da Avenida Praia de Ponta Negra.
Este é o 21º ano do Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens, que nasceu como uma brincadeira entre amigos inspirada nas tradições e cultura popular e ganhou a simpatia e o coração dos natalenses com irreverência e animação.
Cada personagem conta uma história: o Careca representa o Morro mais famoso de Natal e simboliza os homens que perdem cabelo na maioridade; o Poeta, a boemia, a noite em Ponta Negra, a cultura da Vila; o Lobisomem, uma lenda antiga de que as crianças não deveriam ir para o Morro do Careca à noite porque havia esse bicho; já a Bruxa representa a beleza e os encantos das mulheres. O poder é a força feminina.
“É um trabalho histórico, importante, um resgate cultural de um folclore, que começou em 2005 e agora vamos fazer a maioridade”, conta Hugo Manso, um dos diretores do bloco.
“O bloco tem uma história de muitas tradições, trazendo a diversidade, a inclusão de todos que gostam de brincar com muita folia, com animação, com os confetes, com as crianças, com o Boi de Reis, com os brincantes”, celebra Teresa Freire, que também é diretora.
O desfile é gratuito e aberto a todos, mas quem quiser pode adquirir camisetas de várias cores com o tema do folclore, ou com a marca tradicional do bloco, para que os foliões possam brincar.
Serviço
Desfile do bloco “Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens”
Data: 14/02/2026
Horário: concentração às 16h e saída do percurso às 18h
Local: Praça de Eventos Cláudio Porpino (Praça dos Gringos)
Entrada gratuita
Fonte: saibamais.jor.br







