Variante Gamma (P.1) gera novas linhagens no Amazonas que devem se espalhar pelo Brasil

0
86
As novas linhagens podem ser mais transmissíveis e resistentes (Crédito: Divulgação/IOC/Fiocruz – Josué Damacena)

A variante Gamma do SARS-CoV-2, anteriormente conhecida como P.1 ou Variante de Manaus/Amazônica, gerou três novas sub-linhagens do vírus que causa a Covid-19 e que já estão em circulação no Estado do Amazonas. A descoberta foi liderada por virologistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e publicada no site Virological.org.

De acordo com o estudo, as sub linhagens P.1 + 141-144AM, P.1 + P681H e P.1 + N679K se assemelham a 78% de todos os casos positivos de SARS-CoV-2 que foram submetidos a sequenciamento genômico no Amazonas na segunda metade de maio de 2021.

As novas linhagens podem ser mais transmissíveis e resistentes à neutralização ante os vírus originais, sugere o texto.

O resultado aponta também que essas sub linhagens da P.1 deverão continuar se espalhando nos próximos meses no Amazonas e em outros Estados brasileiros.

O levantamento foi realizado entre 1º de janeiro e 31 de maio de 2021, que analisou 744 sequências do genoma completo do SARS-CoV-2 de indivíduos residentes no Estado do Amazonas.

A P.1 foi a linhagem mais prevalente, representando 99% (744 de 752 genomas) de todas as amostras analisadas no Estado do Amazonas.

Fonte: IstoÉ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui