Início Ciência & Tecnologia Potiguar representa Brasil em Cúpula da Juventude do BRICS na Rússia

Potiguar representa Brasil em Cúpula da Juventude do BRICS na Rússia

0

O Brasil esteve representado com um potiguar na 10ª Cúpula da Juventude do BRICS, que foi realizada na cidade russa de Ulyanovsk entre 22 e 26 de julho. O mossoroense Florentino Júnior é diretor na Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), órgão que faz parte do guarda-chuva da Secretaria-Geral da Presidência, e participou do encontro que foi o principal evento da agenda da juventude durante a presidência russa no BRICS em 2024.Os temas-chave da cúpula incluíram educação; ciência; treinamento; tecnologia e inovação; saúde e esporte; empreendedorismo juvenil; serviço comunitário juvenil e voluntariado.

A delegação brasileira contou com seis membros e levou ainda Bruna Brelaz (ex-presidenta da UNE) pelo Conselho Nacional de Juventude; João Victor Motta, diretor de juventude do Ministério do Trabalho e Emprego; o diplomata Francisco Santos, pelo Itamaraty; e mais dois integrantes da sociedade civil.Esta foi a primeira reunião presencial do Conselho de Juventude do BRICS, que foi criado na 9ª reunião que aconteceu em 2023 na África do Sul. Ao todo, mais de 200 jovens e 20 especialistas dos países do BRICS discutiram em cinco áreas diferentes. Cada um dos países foi responsável por um desses grupos temáticos.

Educação, Ciência e Formação (Rússia)Empreendedorismo Jovem (India)Ciência, Tecnologia e Inovação (China)Trabalho Social e Voluntariado (Africa do Sul)Saúde e Esportes (Brasil)“Nesses grupos temáticos ocorreram painéis específicos para apresentar as políticas públicas desenvolvidas no âmbito de cada país, e também houve a discussão dos grupos de trabalho na contribuição em relação às proposições que são aprovadas na reunião de ministros”, explicou Florentino Júnior.

No caso do Brasil, a ênfase foi ao eixo de esporte e saúde, apresentando alguns programas dos ministérios. “No esporte foi apresentado sobre o Programa Segundo Tempo, sobre o Programa Esporte e Lazer na Cidade, e também sobre o Bolsa Atleta, inclusive enfatizando a questão de que pelo menos 80% dos jogadores que estão indo pelo Brasil para as Olimpíadas são beneficiados por essa bolsa que acaba sendo um investimento direto nos nossos atletas”, pontuou Florentino. O diretor de políticas públicas transversais de juventude da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) destacou a participação brasileira, inclusive porque a presidência do BRICS é rotativa. Neste ano está com a Rússia, e em 2025 será a vez do Brasil. Com isso, as agendas do grupo serão sediadas também aqui.“Um diferencial também dessa reunião de cúpula é que houve a participação dos novos membros do BRICS, que são Egito, Irã, Etiópia, Arábia Saudita e Emirados Árabes. Foram os países que adentraram agora e todos os países se mostraram muito animados com a presidência do BRICS a partir do governo brasileiro. E todo mundo muito ansioso querendo cooperar e contribuir na organização dessa cúpula que vai acontecer no próximo ano no nosso país”, destacou Florentino Júnior.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile