Início Saúde Pernambuco registra mortes por suspeita de intoxicação com metanol

Pernambuco registra mortes por suspeita de intoxicação com metanol

0
Foto: Biodiesel Brasil

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) confirmou, nesta terça-feira (30), a notificação de três casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado. Dois homens morreram e um perdeu a visão após consumirem bebidas alcoólicas supostamente adulteradas.

.

Os pacientes eram todos do Agreste pernambucano. Dois eram moradores de Lajedo e um de João Alfredo. Eles foram atendidos no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, mas não resistiram às complicações. Os nomes não foram divulgados.

.

O primeiro caso ocorreu em 2 de setembro, quando um homem de 43 anos, natural de Lajedo, deu entrada em estado gravíssimo e morreu uma semana depois, no dia 9. Já o segundo paciente, de 32 anos, também de Lajedo, foi internado em 4 de setembro e recebeu alta em 23 de setembro, mas saiu com perda visual permanente. O terceiro registro foi de um homem de João Alfredo, internado em 26 de setembro e que morreu nesta terça-feira (30). Os corpos foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML).

.

A SES informou que os atendimentos foram notificados e os dados clínicos registrados por meio da anamnese, avaliação dos sintomas feita pelas equipes médicas.

.

Casos em outros estados

A situação em Pernambuco se soma a episódios semelhantes em outras regiões do país. Em São Paulo, cinco pessoas morreram recentemente após a ingestão de bebidas adulteradas com metanol, substância altamente tóxica que pode causar cegueira, falência de órgãos e morte.

.

Diante das notificações, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) anunciou ações emergenciais de fiscalização em distribuidoras e pontos de venda de bebidas alcoólicas. Entre as medidas estão inspeções em depósitos, coleta de amostras para análise laboratorial, interdição preventiva de lotes e articulação com o Procon, o Ministério Público e forças de segurança.

.

A Apevisa também orientou que todos os serviços de saúde notifiquem imediatamente os casos suspeitos ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Pernambuco (Cievs).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile