Início Internacional Acidente com ônibus de afegãos deportados do Irã deixa 76 mortos

Acidente com ônibus de afegãos deportados do Irã deixa 76 mortos

0
inglês
Cortes ameaçam ajuda a 11 milhões de refugiados, alerta agência da ONU

Um ônibus que transportava afegãos recentemente deportados do Irã se envolveu em um acidente e pegou fogo na terça-feira (19), matando dezenas de homens, mulheres e crianças.

Pelo menos 76 pessoas morreram após uma colisão em uma rodovia na cidade de Herat, informou o porta-voz do governador, Mufti Mohammad Yousuf Saeedi, à CNN.

O ônibus, que havia partido de Islam Qala, uma cidade próxima à fronteira entre Afeganistão e Irã, seguia em direção à capital Cabul quando sofreu o acidente, disse Saeedi.

Vídeos do local mostram o ônibus tomado por chamas com densas nuvens de fumaça no entorno. Fotos mostram o veículo carbonizado enquanto pessoas se reúnem ao redor.

Os corpos carbonizados dos passageiros foram transferidos para um hospital provincial, segundo Ahmadullah Muttaqi, diretor do Departamento de Informação e Cultura da Província de Herat.

Crise de imigração

O devastador acidente ocorre em um momento em que o Irã intensificou a deportação de imigrantes afegãos sem documentação.

Teerã havia declarado anteriormente sua intenção de remover os milhões de afegãos sem documentos que realizam trabalhos mal remunerados por todo o Irã, frequentemente em condições precárias.

As deportações — parte de um programa que o Irã anunciou em março — aumentaram radicalmente nos dias após o conflito com Israel, alimentadas por alegações não comprovadas de que afegãos teriam espionado para Israel antes e durante os ataques.

Mais de meio milhão de afegãos foram expulsos do Irã nos 16 dias após o fim de seu conflito com Israel em junho, segundo as Nações Unidas, no que pode ser um dos maiores movimentos forçados de população desta década.

Muitos afegãos viveram por anos no Irã, frequentemente em condições semipermanentes, apesar da falta de documentação.

O aumento abrupto nas deportações e as alegações de espionagem por parte dos afegãos atraíram condenação internacional.

Fonte: Noticias do Mundo – CNN

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile